Gestão de Estoque

A gestão de estoque representa a capacidade da empresa organizar e controlar a quantidade de cada produto em um determinado momento. Além disso, ela permite que a empresa entenda seu mix de produtos e suas demandas, que por sua vez irá determinar as necessidades de compra.
O dilema de manter um estoque Alto (Giro Baixo) e que garante uma venda inesperada, por ter estoque acima (Custo) gerando uma sensação de conquista, mas acarreta, em certa medida, diversos riscos e custos para as empresas, tais como risco de deterioração, roubo, danos, obsolescência ou perda, em caso de produtos perecíveis e custo com seguro.
O dilema de manter um estoque Baixo (Giro Alto) e que garante um custo mais baixo na operação, pois você precisa de menos capital imobilizado, mas está estratégia sem uma análise da demanda do mercado (Previsão de Venda) acarreta uma dissociação do que o mercado esta demandando (Comprado) e do que você tem no estoque para atender, gerando uma perda de venda, impactando negativamente no resultado da empresa e gerando dúvida do cliente na capacidade da empresa no atendimento.
Saber quando reabastecer certos itens, a necessidade de compra e produção, o preço de compra – assim como o de venda – é essencial para a manutenção das atividades, o que torna essa tarefa, além de complexa, muito delicada.

×