Você já ouviu falar sobre BPO Financeiro? Sabia que esta estratégia de negócio pode maximizar processos e fazer com que a empresa tenha melhores resultados?
Em um mundo empresarial competitivo, é preciso cada vez mais buscar excelência na gestão. Isso pode ser feito através de ferramentas e estratégias para melhorar os setores de seus negócios.
Imagine que um negócio tenha começado pequeno, com o próprio dono exercendo a função financeira na empresa. Até certo ponto, ele conseguirá exercer esse papel, mas chegará um momento que a empresa irá exigir sua atenção em mais áreas.
Quando isso acontecer, há a opção de se continuar exercendo todas as funções da empresa, mas não garantindo o sucesso nelas. A outra opção é de especializar as funções, contratando-se funcionários e até mesmo terceirizando essas tarefas.
Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre o BPO Financeiro e como ele pode impactar positivamente em sua empresa. Aproveite!
O que é BPO financeiro?
Originalmente da língua inglesa, a sigla BPO representa Business Process Outsourcing. Em sua tradução direta para a língua portuguesa o termo é Terceirização de Processos de Negócio.
A ideia principal do BPO Financeiro é a possibilidade de se terceirizar as atividades da empresa que não estejam estritamente ligadas às atividades fins do negócio.
Quando uma empresa opta pelo BPO Financeiro, são desenvolvidos processos e procedimentos em conjunto com a parte terceirizada responsável pelo desempenho da função.
Essas atividades executadas de forma terceirizada são feitas de forma interligada com a empresa. Por isso é necessário que se tenha um alinhamento correto e que funcione para o sucesso do BPO.
Com o BPO, as tarefas que não estão relacionadas à atividade fim da empresa, podem ser executadas por especialistas. Isso garante que elas sejam executadas da melhor forma possível, o que amplia a confiabilidade das informações e gera a possibilidade de o gestor do negócio focar em soluções e alternativas para outras áreas da empresa.
Que atividades financeiras posso terceirizar em minha empresa?
Um dos setores que podem ser terceirizados com a BPO é o setor financeiro de uma empresa.
Embora este setor seja de extrema importância para a vida da empresa, as atividades exercidas aqui não estão costumeiramente ligadas à atividade final do negócio.
Através da contratação de uma empresa terceirizada para executar o BPO financeiro, o negócio passará por transformações, com o propósito de alinhar o que é feito na empresa e como a terceirização irá trabalhar.
Algumas das atividades mais comuns que podem constar no BPO financeiro de uma empresa são:
- Contas a Receber: todos os processos ligados aos recebimentos, como atualização de recebimentos, manutenção do fluxo de cobrança e o controle de recebíveis estão passíveis do BPO financeiro;
- Contas a Pagar: do mesmo modo, os processos ligados aos pagamentos, como a administração de pagamentos e fornecedores, folha de pagamento e gestão das despesas também estão incluídas em um BPO financeiro;
- Conciliação Bancária: de extrema importância, os registros da conciliação bancária e sua análise podem compor um BPO financeiro;
- Fluxo de Caixa: a atualização da posição futura de contas e a gestão das provisões também estão no BPO financeiro;
- Emissão de Documentos Fiscais: embora não seja parte exclusiva do financeiro, a emissão de documentos fiscais – como o faturamento de vendas, contratos, emissão de boletos bancários – também podem ser terceirizados pelo BPO Financeiro.
Como já falamos, qualquer atividade que não esteja diretamente ligada à atividade fim da empresa pode ser terceirizada com o BPO.
Inclusive atividades mais densas, como a controladoria e o orçamento empresarial. Essas atividades costumam ser desenvolvidas de forma interna, mas nada impede que seja feito um BPO em cada uma delas.
Quais as vantagens em terceirizar minhas atividades financeiras?
A terceirização das atividades de qualquer departamento em um negócio, permite que o gestor ou empresário tenha foco total de seus esforços nas áreas chaves da empresa.
Isso garante melhor desempenho, alternativas que possam melhorar os processos ao mesmo tempo que áreas importantes da empresa, como a área financeira, não sejam negligenciadas.
Além disso, com a terceirização é possível que as atividades que passarem pelo processo possam ser desenvolvidas por especialistas. É melhor que a parte financeira da empresa seja feita por um funcionário que não é especialista ou por uma empresa terceirizada que conta com uma equipe totalmente dedicada para esse tipo de atividade?
Outras vantagens da terceirização dos serviços podem ser vistas abaixo:
- Permitir a estruturação de processos, melhorando o desempenho;
- Melhor controle dos vencimentos de contas a pagar e receber;
- Informações em tempo real do fluxo de caixa, com informações atualizadas;
- Redução de custos trabalhistas, uma vez que as atividades poderão ser desenvolvidas por terceiros;
- Redução da inadimplência, por ter um processo de cobrança e controle de vencimentos estruturado.
Quais tipos de empresas podem aproveitar da terceirização dos serviços?
Praticamente todas as empresas podem se beneficiar com a terceirização das atividades da empresa.
Startups, empresas de pequeno porte ou que estão em seu início, terão como benefícios da terceirização, contar com a dedicação e atenção total de seus sócios no desenvolvimento de práticas e consolidação da marca no mercado.
Para empresas que já estão consolidadas, mas que procuram ter um reconhecimento maior, a terceirização irá permitir que os gestores tenham tempo e se dediquem para que a empresa caminhe para o crescimento esperado, sem deixar as áreas fundamentais sem vistoria.
Sem dúvidas, o BPO vem crescendo cada vez mais em nosso país. O empresário que adotá-lo e utilizá-lo de forma correta poderá ter uma concreta otimização dos processos de seu negócio.
A otimização de processos quase sempre impacta positivamente. Como reflexo, a empresa tem melhores resultados, maximizando seus lucros.
Quer saber mais? Entre em contato com a Integra Vale.