Controle de Estoque

Você sabe o que é controle de estoque? Se a resposta for sim, sua empresa está no caminho certo!

Se a resposta for negativa, não precisa se preocupar, pois existem muitas pessoas por aí que não sabem a importância do controle de estoque.

No post de hoje, iremos abordar pontos para que você conheça as vantagens em ter o controle correto de seu estoque.

O que é Controle de Estoque?

A princípio o Controle de estoque é uma das ferramentas mais importantes para as empresas. É ele que lhe permite prever o quanto será necessário na compra do próximo pedido, fornece informações sobre os produtos. Mas seu objetivo principal é aperfeiçoar o investimento em estoque, aumentando controle interno da empresa pode evitar desperdícios, roubos entre outros.

Enfim, também serve para a empresa avaliar a entrada e saída de mercadorias e auxilia na redução de custos, na administração da cadeia de produção e distribuição com mais eficiência.

O controle de estoque se divide em duas modalidades diferentes, sendo o controle de matérias-primas e insumos para a produção industrial e o controle de produtos finais para a comercialização no varejo.

Assim como, os benefícios:

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Assertividade nas compras;
  • Otimização de tempo;
  •  Aumento de capital de giro;
  • Redução de perdas.

Métodos para Controle de Estoque

Os métodos de controle de estoque são usados para padronizar e tornar mais fácil o gerenciamento dos produtos evitando assim gastos desnecessários.

A seguir, três exemplos de métodos de controle de estoque. 

  • PEPS

O Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai. O que nos permite ter maior exatidão, sobre o custo real dos intens. Ou seja, mantendo o valor atualizado em comparação a entrada mais recente de produtos.

  • UEPS

Último que Entra é o Primeiro que sai. Esse é um método de gestão de estoque que prioriza, nos processos de venda e formação de preço, por exemplo, os últimos lotes de mercadorias adquiridos pela empresa.

Esse método é utilizado apenas para fins gerenciais, uma vez que não é permitido pela legislação para fins fiscais, pois cria uma supervalorização dos produtos.

  • CUSTO MÉDIO

O método de custo médio do produto é que ele permite analisar a flutuação de preços e equilibrar os valores para evitar perdas no faturamento e outros prejuízos.

Fique atento!

O estoque é um dos ativos mais valiosos da empresa, nos ramos da alimentação, comercio e varejo, os insumos e produtos são a essência do negócio e o descuido com eles pode comprometer o seu empreendimento.

Contudo por esse motivo o gerenciamento de estoque é de extrema importância dentro da empresa independente de se regime.

Inclusive, vale a pena procurar por um seguro para cobrir eventuais danos, assim, evita perdas em caso de destruição dos itens, por qualquer motivo.

Esse conteúdo te ajudou?  Conta aqui nos comentários quais são suas dúvidas e o que está achando das nossas publicações aqui no Blog.

Afinal, quer saber mais ou dar sugestões? Entre em contato a Integra Vale será um prazer te conhecer e atender.

Colaboração de Elaine Arantes e Julia Chaves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *