Já ouviu falar em Pensamento Analítico? Pois bem, hoje é esse assunto que vamos abordar. Se ainda não conhece ou só ouviu falar por cima, vamos te explicar com mais detalhes neste post.
Afinal o que é Pensamento Analítico?
Pensamento Analítico é um pensamento racional voltado para tomar decisões e resolver problemas.
Essencial para você analisar uma situação e formular estratégias para ganhar, tomar decisões, saber lidar com questões complicadas e analisar as informações que possui.
Ou seja, qual a sua importância?
Com o pensamento analítico é possível juntar as peças de um quebra cabeça, por exemplo, analisar a venda de um produto ou serviço que caiu drasticamente.
Tendo o perfil analítico, o colaborador possui habilidades para se questionar o que levou a essa queda. Bem como, é capaz de entender qual é a problemática e encontrar a falha no processo, além de identificar oportunidades de melhorias.
Características do Pensamento Analítico
De acordo com o livro Aprender a pensar: pensamento analítico para estudantes, de Gerald M. Nosich, se caracteriza pelos seguintes fatores:
- Reflexivo: implicar e refletir sobre o próprio pensamento;
- Normalizado: o raciocínio se desenvolve sobre uma série de fases, critérios e normas;
- Autêntico: na resolução de problemas e questões.
Desenvolvendo o Pensamento Analítico
Não se preocupe, caso você não tenha uma visão analítica.
Por exemplo, o primeiro passo é você refletir sobre suas próprias habilidades, entender o que pode ser melhor desenvolvido e iniciar um processo de autoconhecimento.
Além disso, separamos algumas dicas:
- Leia livros e assista a vídeos sobre o assunto de análise multidisciplinar;
- Seja curioso e questionador;
- Solucione problemas encontrando o motivo do mesmo;
- Utilize o erro como forma de aprendizado;
- Crie o hábito de prestar atenção na forma como você agiu ao solucionar um problema.
Ainda mais, temos a indicação de três filmes, que foram indicados pelo portal Exame, para você treinar o seu pensamento analítico:
- O Código Bill Gates, por Lucas Rossi (Netflix);
- Não Olhe para Cima, por Beatriz Kafejian Mazzilli (Netflix);
- Dataland, por Anny Atti (Prime Video)
Saber trabalhar e desenvolver o perfil analítico diz mais sobre olhar para si mesmo e compreender onde pode melhorar. Em outras palavras, é isso que vai fazer com que você se torne muito mais confiante e confiável para receber as demandas que precisam dessa habilidade.
A Integra Vale está sempre trabalhando para desenvolver cada vez mais o perfil analítico no ambiente de atuação. Todavia a todo momento é tempo de aprender e crescer.
Por fim, queremos saber de você o que tem para nos contar e compartilhar sobre esse assunto. Entre em contato, amamos compartilhar conhecimentos!
Colaboração de Mariana Martinez.