O trabalho de um Consultor Financeiro é indispensável e consiste em avaliar, diagnosticar e organizar as finanças.
É o especialista apto a realizar pesquisas, análises e apontar pontos de melhoria, sempre com referência aos dados orçamentários identificados no histórico financeiro da empresa.
No post de hoje vamos pontuar as principais atividades, sua importância e benefícios de se ter um Consultor Financeiro na sua Empresa.
Qual sua função?
A função de um Consultor Financeiro é consultiva, portanto ele não se responsabiliza pela execução das soluções propostas.
Desta forma o Consultor tem mais liberdade para propor ações efetivas e mais radicais, como por exemplo cortes e demissões.
Todavia, normalmente as empresas recorrem a esse profissional quando buscam por opiniões e conselhos sobre sua operação com foco na saúde financeira.
Atribuições e Aplicações
Dentre elas, podemos destacar na rotina empresarial, por exemplo:
- Análise dos custos;
- Relatórios Financeiros;
- Fluxo de Caixa;
- Orçamentos;
- Planos de Ações;
- Indicações à Investimentos.
Importância e Benefícios
Ter acesso a um Consultor Financeiro é sempre essencial ao seu negócio, gerando mais controle sobre seus processos e resultados.
Afinal podemos destacar sua importância em encontrar opiniões e conselhos isentos, que possam validar seus projetos de forma assertiva.
Nesse sentido, seus benefícios estão ligados diretamente a competitividade de mercado, onde, com a saúde financeira em dia, é possível buscar por constante transparência em seus orçamentos.
Esperamos ter ajudado com as informações acima. Por fim, lembre-se sempre, o conhecimento antecipado e a avaliação da área financeira, são fundamentais para uma boa Gestão Empresarial.
Entre em contato com a Integra Vale, estamos prontos para lhe ajudar, e comente nos comentários qual o assunto gostaria de ver por aqui!
Colaboração de Mariana Mendes.