Quer saber como desenvolver, dentro do ambiente de trabalho de sua empresa, aumento da produtividade e ao mesmo tempo bem-estar e o coletivo? A resposta de sua pergunta está neste post; ética profissional.
A ética profissional consiste em uma série de posturas e comportamentos que devem conduzir a maneira que os colaboradores se relacionam, estabelecendo simetria e envolvimento, resultando assim em um local mais saudável para todos.
Qual sua importância?
Uma gestão bem dirigida desse assunto, traz grande eficiência, visto que todos na organização se sentirão respeitados e acolhidos, tendendo a se dedicar muito mais a bater as metas e trazer grandes resultados.
Sobretudo, quando se conta com políticas eficientes da ética profissional cria um clima harmonioso e íntegro no dia a dia.
Um exemplo, pense que um boato começa a se espalhar pela empresa, dentro de um local que se pratica essas políticas, os boatos não só não tomam espaço como também não perpetuam as fofocas, e ainda tendem a orientar e não incentivar esse tipo de prática.
Como desenvolver a ética profissional na empresa?
- Comunicação aberta
É importante que tenha a troca de ponto de vista, críticas construtivas e resolução, dando ao colaborador um sentimento de ser ouvido e de importância na organização. Podendo ser exercitado com feedbacks.
- Saber ouvir
Ao passo que o mercado de trabalho cresce cada vez mais ele busca por pessoas que tenham soft skills1, com as características de empatia, saber compreender e ouvir. Pode-se praticar com reuniões abertas.
- Código de conduta da empresa
Reforce o que se espera de quem faz parte dessa colaboração, isso sustentará a imagem organizacional.
Demonstre a conduta prevista dentro da empresa nas primeiras etapas da contratação. Relembre-o sempre que possível, com palestras, ou até mesmo com posturas da liderança.
Contudo, como podemos ver, uma empresa que preza por um ambiente com ética profissional, impacta não só internamente, como também externamente nos seus resultados.
Pois, empresas e consumidores finais tendem a buscar cada vez mais organizações que sejam éticas, todavia esta afeta produtos e serviços.
Por exemplo, quando procuramos um mecânico de automóveis, e perguntamos a amigos e conhecidos se indicam alguém de confiança, isso é nada mais e nada menos do que um consumidor a procura de um prestador de serviço que seja profissional e ético.
O que você acha de começar essa prática na sua empresa? Conte-nos mais nos comentários.
Entre em contato para conversamos. Estamos também no instagram, linkeding e facebook. Até o próximo post!
soft skills1 – Habilidades ligadas ao comportamento do colaborador. Aparecem no formato de características que remetem à personalidade, como empatia, comunicação, organização e flexibilidade.
Colaboração de Kamilla Valentim.