“Vou abrir uma Empresa, fui demitido e recebi minha indenização trabalhista pelos longos anos de trabalho…”
Ou…
“Sempre tive um sonho…o de ser Empresário, porque tenho um hobby de apreciar azeites, queijos e vinhos…”.
E ainda…
“…quero ser Empresário porque cansei de ser Empregado e trabalhar tanto…”.
Todos nós já ouvimos algumas dessas frases, seja elas de algum amigo, parente, colega de trabalho ou alguém conhecido.
Pois bem, hoje vamos falar um pouco sobre como funciona o processo de abertura de uma empresa, o que você precisa saber, fazer…e o mais importante, o que você precisa SER para se tornar um Empresário de Sucesso!
Vem com a gente! A Integra Vale pode te ajudar.
Vou abrir uma Empresa, qual o primeiro passo?
A primeira coisa a se pensar e fazer é um PLANO DE NEGÓCIOS.
Nele, você deverá mencionar tudo relacionado a atividade que pretende executar e quais as estratégias a serem adotadas para que obtenha o melhor resultado possível.
Nessa etapa do processo, não tem jeito…, você terá de sentar, pensar e imaginar o que quer para o seu negócio.
Descreva absolutamente sobre todos os detalhes relativos a:
- Qual atividade pretende executar, pois, se abrir demais o leque de atividades, poderá não conseguir ser bom na execução de todas elas, então, procure focar naquilo que você sabe que faz de melhor;
- Liste os Fornecedores e Parceiros que pretende manter relacionamento comercial;
- Descreva o Perfil dos seus Colaboradores e de que forma quer que exerçam suas funções no dia a dia da empresa. Afinal, eles serão o cartão de visita da sua empresa!
- A localização ideal da sua empresa, caso ela necessite de espaço físico e qual o investimento para as devidas adequações das instalações e equipamentos;
- Provisione um investimento para o Marketing e descreva de que forma pretende atingir seu público, e ainda, defina qual será o seu público. Isso é primordial!
- Procure um profissional Contábil e discuta com ele sobre a atividade e qual o melhor Regime Tributário para a sua empresa. Esse tópico é muito importante, porque refletirá no recolhimento dos tributos mensais e no seu Fluxo de Caixa Mensal;
- Estude e Pesquise um Software que melhor atenda às necessidades Fiscais e Financeiras da sua empresa. Peça ajuda ao profissional Contábil, ele saberá lhe ajudar;
- Pense em uma forma de organizar a Gestão Financeira da sua empresa, pesquisando e conhecendo ferramentas integradas à contabilidade e que são de fácil acesso, na Nuvem, podendo agilizar o seu dia a dia.
Também é possível terceirizar a Gestão Financeira da sua empresa, assim, você poderá ficar mais livre para focar no seu negócio, pense nisso!
Quais informações preciso para abrir a minha empresa junto aos órgãos?
Todo o processo de abertura de uma empresa inicia-se pela definição da sua atividade, o que chamamos de CNAE – Código de Atividade Econômica.
É a partir do CNAE que será possível determinarmos qual o Regime Tributário a ser adotado e qual a carga tributária envolvida na execução da atividade.
Também é necessário definir a Natureza Jurídica, ou seja, se a empresa será composta por sócios ou individualmente.
Neste ponto é importante ter uma boa conversa com o Contador de sua preferência, porque essa definição será primordial para a segurança dos bens patrimoniais da empresa, bem como dos sócios.
Decida sobre o local, caso seja empresa estabelecida, mas verifique antes junto ao dono do imóvel ou Imobiliária quanto à sua aprovação junto à Prefeitura da sua cidade.
Pois, para a emissão dos alvarás municipais e sanitários, o imóvel precisa estar devidamente regularizado, possuindo Habite-se e AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
Vou abrir uma empresa, quanto tempo leva?
Vai depender muito do ramo de atividade da sua empresa, mas geralmente o processo não é muito demorado, cerca de 5 dias, se formos levar em consideração apenas o tempo de registro na JUCESP -Junta comercial do Estado de São Paulo.
Todavia, para se chegar ao protocolo na JUCESP, você tem um caminho a percorrer.
Todas as decisões do Contrato Social devem ser tomadas nesta fase do processo e precisam ser bem pensadas para não se arrepender depois.
Como por exemplo, a atividade correta da empresa, o percentual de participação de cada sócio, quem será o sócio que irá administrar a empresa, a razão social e tantas outras informações que irão impactar no dia a dia da empresa.
O Contrato Social segue regras da legislação, do Código Civil, mas há cláusulas que podem ser inseridas de acordo com a decisão dos sócios, como por exemplo, no que diz respeito à retirada de algum sócio por exemplo e a forma de pagamento de suas quotas.
Também é importante mencionar o que cada sócio terá de função na empresa, se vai receber pro-labore ou apenas os lucros distribuídos.
Enfim, o processo de abertura de uma empresa requer muitos cuidados e dedicação na decisão de todos os detalhes que antecedem ao processo.
O Empresário deve se preparar economicamente, psicologicamente e tecnicamente.
Através de cursos e informações, o que hoje é muito ofertado na internet e gratuitos. Deve estar preparado para gerenciar pessoas, trabalhar muito mais do que quando era empregado e estar focado no seu negócio, respirar o empreendedorismo.
Ser Empresário é muito mais do que simplesmente abrir uma empresa, é contribuir para a geração de empregos e fazer a diferença!
Seja o melhor naquilo que se propõe a fazer.
A Integra Vale está aqui para lhe ajudar no for preciso nesta etapa da sua empresa e depois também, com tecnologia e agilidade nas informações.