A classificação e a escrituração de documentos são atividades essenciais ao bom funcionamento de uma empresa. Constituem uma das bases da contabilidade fiscal: esta é a área responsável por realizar a gestão de todos os tributos de uma empresa.
Para a organização contábil de uma empresa, bem como para prestar contas à Fazenda Pública, é essencial que seja realizada a classificação e escrituração de documentos.
A escrituração fiscal é uma obrigação acessória. Seu dever é realizar o pagamento dos tributos e proporcionar condições ao Fisco de apurar a regularidade de seu cumprimento.
Para realizar a escrituração e classificação de documentos, é preciso contar com um profissional capacitado na área. Isso porque são necessários conhecimentos profundos da legislação nas áreas de contabilidade e pagamento de tributos em geral.
O Brasil possui uma alta carga tributária, e muitas vezes os impostos envolvem procedimentos de relativa complexidade. Assim, mais uma vez, vale ressaltar a importância de contar com um bom profissional para auxiliar sua empresa a ter sempre as obrigações fiscais em dia.
A escrituração fiscal deve apurar e registrar os tributos, tais como o ICMS, o IPI e as contribuições como a Cofins, o PIS, o Imposto de Renda, a Contribuição Social, o Simples Nacional, entre outros.
Registros de documentos
Dessa forma, é fundamental a classificação e registro de todas as movimentações realizadas na empresa. Seguem alguns exemplos de documentos utilizados para registro:
- Registro de Entradas: nele estão registradas todas as aquisições da empresa;
- Registro de Vendas: registro das vendas de uma empresa;
- Registro de Controle da Produção e do Estoque: obrigatório para o controle do estoque dos estabelecimentos industriais;
- Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência: registro de todas as informações relativas às fiscalizações realizadas na empresa. Muito importante para os processos de auditoria;
- Registro de Apuração de ICMS: registro de informações relativas ao ICMS;
Além de ser uma obrigação junto ao Poder Público, a classificação e escrituração de documentos pode ser um instrumento muito importante para a gestão de uma empresa, pois serve como ferramenta de auxílio à tomada de decisão.
Isso porque, nos registros realizados, é possível conhecer a fundo a real situação da empresa. Assim, podem ser realizadas melhorias e seguir em ações que estão funcionando bem para a organização.
O contador tem o papel, além de gerenciar e supervisionar as informações prestadas, de ser também um coadjuvante na boa gestão da empresa. Já que a situação financeira de uma organização é determinante para seu funcionamento, o contador pode ser um grande suporte ao prestar informações certeiras para a correta tomada de decisão de seus administradores.
A Integra Vale executa os processos de captura das informações fiscais (NF-e e NFS) das empresas, através de Inteligência Artificial. Fazendo isto, proporcionamos uma segurança nos procedimentos de apuração dos impostos dos nossos clientes, além de oferecer ferramentas tecnológicas de consulta e armazenamento destes documentos na nuvem. Isto contribui para a organização da empresa, diminuindo a burocracia diária e eliminando papéis, sobrando tempo para o empresário focar no seu negócio.
Para realizar a classificação e a escrituração fiscal dos documentos fiscais de sua empresa, conte com a Integra Vale. Temos o melhor time de profissionais para atender às necessidades de sua empresa. Entre em contato.