A contabilidade é de suma importância para qualquer organização. Dentre suas diversas áreas de atuação está a Contabilidade Fiscal, também conhecida como contabilidade tributária, que se concentra nas declarações e pagamentos de impostos.
Dentre as várias competências que merecem atenção dos profissionais do setor, uma delas é a escrituração do Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR). Apesar do nome complicado, o objetivo deste livro é relativamente simples: recolher informações que determinem o valor exato devido ao fisco.
A criação e manutenção do LALUR são obrigatórias apenas e somente para empresas tributadas no regime de Lucro Real. Uma de suas funções é fornecer uma base de cálculo confiável para o Imposto de Renda e para a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Para tanto, o livro é dividido em duas partes. Na primeira, o lucro líquido, bem como eventuais compensações, adições e exclusões devem ser informados. Na segunda, devem constar os controles de saldos que irão afetar o valor do imposto a recolher (como por exemplo, os créditos).
Assim como o Imposto de Renda pode ser apurado anual ou trimestralmente, a regra se aplica também ao Livro de Apuração do Lucro Real, determinando sua periodização.
LALUR na era da internet
Na era da internet é natural que a contabilidade fiscal siga o mesmo caminho, se tornando cada vez mais on-line, facilitando o dia a dia de empresas e profissionais do setor. Prova disso é o e-LALUR, instituído pela Instrução Normativa RFB 989/2009.
Com a mudança, todas as informações antes entregues e armazenadas em papel, passam a ser feitas de maneira digital, tornando o processo mais simples e dinâmico. Por exigir a assinatura do representante legal da empresa e contabilista habilitado, o sistema evita fraudes e facilita o cruzamento de dados pela Receita Federal.
A entrega do e-LALUR deve ser feita até o último dia útil de julho através da ECF. Caso contrário, a multa é calculada sobre o Lucro Líquido da pessoa jurídica, podendo ultrapassar a casa dos milhões.
Conte com ajuda profissional
O mundo da tributação no Brasil é notoriamente complicado, burocrático e muitas vezes confuso. Profissionais da área passam anos estudando as melhores práticas envolvidas no cálculo e pagamento de impostos. É por isso que eles são fundamentais para qualquer empresa ou profissional liberal.
Como as penalidades por não conformidade, não pagamento e pagamento insuficiente de impostos podem ser significativamente altas e colocar em risco a saúde financeira da organização, vale a pena ter a tranquilidade de que seus assuntos financeiros estão em ordem, sendo pagos e arquivados corretamente. Assim, o auxílio de um profissional especializado em contabilidade fiscal é fundamental neste processo.
Apesar de complexa, existem maneiras de desburocratizar a gestão organizacional e facilitar a rotina. Ao utilizar a contabilidade fiscal de maneira estratégica, a empresa evita erros dispendiosos, como também aperfeiçoa todos os aspectos de sua gestão, favorecendo o sucesso organizacional.
A Integra Vale conta com profissionais altamente capacitados para identificar as necessidades de diferentes tipos de empresas e oferecer todo o cuidado que sua empresa precisa para crescer. Para saber mais, entre em contato com a equipe de especialistas.