Balancete e conciliações: o que você precisa saber

Apesar do termo mais conhecido ser balancete mensal, na verdade, o balancete e suas conciliações pode ser realizado mensal, quinzenal e até mesmo diariamente. Ele é o instrumento mais adequado para verificar todas as operações de crédito e débito da empresa. Aqui vale lembrar que a realização do balancete não é obrigatória, mas é um instrumento importante para a tomada de decisões, portanto de extrema importância para as empresas.

Continue a leitura do artigo e descubra o porquê você deve se preocupar com balancete e conciliações.  

Funções do Balancete Mensal 

O relatório de balancete possui função estratégica em uma organização. Entender a fundo o resultado dos relatórios dos balancetes é de vital importância para a empresa. Isso porque estes relatórios podem servir como instrumento de suporte na tomada de decisão pelos gerentes e até mesmo pela alta administração. 

O balancete também serve como instrumento de checagem dos lançamentos de operações de crédito e débito, bem como para acompanhar a evolução financeira da organização. Além disso, pode servir também para aferir o cumprimento de metas financeiras. 

Justamente por não ter caráter compulsório para a organização, pode ser editado, assim que os erros ou omissões são percebidos. A partir do balancete é possível conferir se o método das partidas dobradas está sendo respeitado, isto é, os valores do saldo devedor e do saldo credor devem ser os mesmos.

Principais informações de um Balancete Mensal 

Vamos descobrir o que deve ser lançado em um balancete mensal? A seguir, explicamos cada um dos principais conceitos. 

Em um balancete mensal devem ser lançados:

  • Os ativos, ou seja, todos os direitos e bens da empresa. Aí estão inclusos o caixa (quantidade disponível de dinheiro para a empresa), contas a receber (direitos que serão convertidos em recursos financeiros), o ativo permanente (todos os bens que a empresa possui) e ainda os estoques, que são as mercadorias disponíveis para a empresa.
  • Os passivos, ou seja, todas as obrigações da empresa, tudo que a organização tem a pagar: aqui entram fornecedores, todas as taxas e contribuições a recolher, a folha de pagamento de funcionários etc. 
  • Custos: tudo que a empresa desembolsa para manter seu funcionamento. Mas atenção, na contabilidade, custos e despesas têm significados diferentes. As despesas também são valores gastos, mas não estão ligados à atividade-fim da empresa.
  • Receitas: refere-se aos recebimentos da empresa, provenientes da atividade exercida.
  • Resultado: é a relação estabelecida entre as receitas, despesas e custos da organização.

Como elaborar um Balancete Contábil?

Elaborar o Balancete Mensal de uma empresa não é uma tarefa simples. Para se chegar ao Balancete, são necessárias diversas apurações e lançamentos. Por ser um processo de extrema relevância para as finanças e gestão de uma empresa, o ideal é contar com um profissional qualificado que garantirá um resultado preciso.

Há vários modelos de balancete, mas geralmente são usadas quatro colunas, sendo duas para movimento e duas para o saldo. Nas colunas de movimento são lançadas as operações de débito e crédito nas contas da empresa, enquanto nas colunas de saldo é apresentado o saldo inicial e final. Este é a soma do saldo inicial mais a diferença entre débito e crédito 

E as Conciliações Contábeis?

Agora que você já entendeu o conceito de balancete mensal, vamos entender como funcionam as conciliações.

A definição de conciliações contábeis é bastante simples: trata-se da verificação minuciosa das operações de crédito e débito que foram lançadas no balancete. Sua função é confirmar e compor os saldos de cada conta contábil, adequando o balancete à realidade da empresa, procedendo aos devidos ajustes, caso seja necessário.

Esse passo é fundamental para o levantamento do Balanço Patrimonial. Este sim tem caráter obrigatório para as empresas. Não havendo erros no balancete, o fechamento do balanço torna-se mais simples: são as informações do balancete que irão alimentar o relatório de Balanço Patrimonial. Daí a importância de que a empresa tenha os relatórios de balancete corretos e confiáveis. 

Pode-se dizer que o objetivo da realização das demonstrações contábeis é mostrar a realidade financeira da empresa, dentro dos Princípios, Convenções e Postulados Contábeis. 

A importância do relatório de Balancete Mensal 

Balancete Mensal e suas devidas conciliações devem ser realizados corretamente, evitando distorções nas análises dos gestores. Para tanto, eles devem ser elaborados por profissionais da área, com a competência técnica necessária para a correta classificação das contas e apresentação conforme as determinações legais. 

Ao contratar profissionais experientes e qualificados, sua empresa tem a garantia de que as demonstrações contábeis estejam de acordo com a realidade financeira da organização.

Como já dissemos anteriormente, o relatório de balancete mensal serve para verificar se sua empresa está no rumo certo, ou seja, se está dando lucro ou é fonte de prejuízo financeiro. Além disso, serve para verificar possíveis distorções ou ineficiências, como divergências expressivas entre os departamentos da empresa.

O Balancete Mensal pode, também, prevenir grandes prejuízos no futuro, pois durante a conciliação das contas é possível confirmar se a empresa não está deixando de quitar alguma obrigação tributária, por exemplo. 

Ficou inseguro a respeito do tema? Ainda tem alguma dúvida sobre como elaborar o balancete e conciliações da sua empresa? Deixar em dia a contabilidade do seu negócio é simples. Conte com a experiência e a alta qualificação dos profissionais da Integra Vale para auxiliá-lo em todo o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *