Com certeza você já ouviu falar em indicadores de desempenho ou na sigla KPI, mas não sabe ao certo não é mesmo? Nesse post vamos te mostrar o que é, e porque é importante.
Muitos chamam os indicadores de KPI (Key Performance Indicator), que quer dizer Indicador-Chave de Desempenho.
É a forma que utilizamos para indicar a evolução, a realidade atual ou mesmo a previsão de algo. Aplicado para comparar os resultados obtidos com o que foi planejado.
Empresas maiores usam painéis de controle, os famosos Dashboards, reunindo todos os indicadores monitorados pela organização.
Algumas opções para fazer esses painéis de controle são os programas de inteligência de negócio (BI – Business Intelligence) e as planilhas.
Por que usar Indicadores de Desempenho?
Os indicadores de desempenho são vitais para medir o resultado de sua empresa.
De acordo com Willian Edwards Deming, “o que não é medido não é gerenciado”. Desta forma, os gestores devem ter como uma de suas principais ferramentas o painel de indicadores.
Pois os indicadores auxiliam na tomada de decisão, assim contribui para o alcance das metas.
Mas, mais do que medir resultados e o alcance das metas, os indicadores devem ser monitorados no dia-a-dia. Para acompanhar a evolução de uma área ou de um projeto e, com isso fazer os ajustes necessários.
Em qual área usar?
Antes de tudo, podem ser utilizados em qualquer área, basta ter meios de medir o que se quer analisar. Além disso, é importante conhecer quais os dados se quer acompanhar para evitar controles em vão.
Por exemplo, na área de Recursos Humanos alguns dos principais indicadores são:
- Headcount;
- Turnover;
- Absentísmo;
- Horas Extras;
- Orçamento x Realizado.
Dessa forma, esses indicadores têm impacto direto no orçamento, pois é preciso prever os gastos com folha de pagamento e rescisões.
Os indicadores financeiros mostram a saúde da empresa, por isso são tão importantes.
- Lucro ou Prejuízo;
- Receitas;
- Despesas;
- Liquidez corrente;
Já em vendas os indicadores podem nos mostrar como está a aquisição e retenção de clientes, além de que serviço ou produto tem mais saída, ou seja, de onde vem a maior receita:
- Novos contratos;
- Receitas por vendedor;
- Receitas por tipo de produto e serviço;
- Receita por região;
Ainda não possui indicadores de desempenho em sua empresa? Entre em contato com a Integra Vale que podemos te ajudar.