No post de hoje vamos falar mais um pouco de Indicadores Financeiros. Porém, com o foco em empresas que querem fornecer seus produtos e serviços ao Governo.
Aliás, o assunto do último post de Indicadores Financeiros, falamos o que é, e como você pode usar em sua empresa.
Caso não tenha visto, sugerimos fazer a leitura aqui.
Indicadores Financeiros para o Governo
Vamos citar alguns Indicadores Financeiros que são muito usados em processos de licitação. Por exemplo, quando a empresa quer suprir às demandas de compra de bens e serviços do Governo.
Os órgãos do Governo levam em conta em suas análises o poder da empresa em continuar suas atividades, e acima de tudo, honrar com seus compromissos.
Por isso, se o objetivo da sua empresa é concorrer para fornecer ao Governo, em primeiro lugar, fique de olho nos indicadores de liquidez abaixo:
- LC – Liquidez Corrente: Valor que a empresa tem a receber em curto prazo, com relação ao que tem a pagar. Para conhecê-lo, basta estar com o Balanço Patrimonial ou Balancete de Verificação do Período apurados.
- LI – Liquidez Imediata: mostra se a empresa consegue saldar as dívidas de curto prazo apenas com recursos disponíveis, ou seja, de alta liquidez. Como Contas Correntes e Aplicações Financeiras.
- LS – Liquidez Seca: Leva em conta se a empresa consegue pagar as dívidas a curto prazo, com recursos com liquidez também de curto prazo. Mas esse indicador não leva em conta os valores em estoque.
- LG – Liquidez Geral: checa o quanto a empresa pode pagar suas dívidas tanto no curto como no longo prazo.
Indicadores que mostram o quanto a empresa está comprometida com recursos de terceiros
Veja alguns desses indicadores em seguida:
- Participação de Capital de Terceiros: Aponta como a empresa tem bancado seu Ativo. Se com recursos próprios, ou seja, a partir do Patrimônio Líquido, ou se por recursos de terceiros, como financiamento bancário ou fornecedores. Esse indicador diz muito sobre as escolhas na gestão da empresa e suas estratégias.
- Composição do Endividamento: mostra o quanto a empresa tem de dívidas a curto prazo, em relação ao total de dívidas. É bom lembrar que quanto mais dívidas a curto prazo, mais vai ter que gerar recursos para honrar essas dívidas.
- Imobilização do Patrimônio Líquido: esse indicador mostra o quanto o Patrimônio Líquido da empresa está ativado. Ou seja, alocado em bens permanentes. Vale lembrar que quanto maior a imobilização dos seus recursos, menos sobra para cobrir o Capital de Giro da empresa. Isso quando eles não gerem algum tipo de receita.
Deste modo, fique sempre atento e junto com seu Contador veja como está o resultado da sua empresa, em relação aos Indicadores de Endividamento.
Discuta as possibilidades de melhorar os números através de ações de gestão e estratégia.
Indicadores Financeiros ligados ao fluxo de caixa.
Para ter como apurá-los, a empresa deve fazer o registro de seu movimento através de um sistema de gestão financeira, por exemplo.
Desse modo, pode levantar essas informações de forma rápida, precisa e segura.
Assim podemos citar:
- Necessidade de Capital de Giro: esse indicador mostra quanto de recursos a empresa deve ter pelo menos para manter suas operações durante um certo período.
Na pandemia foi fácil notar como esse estudo pode ajudar a empresa a superar momentos desafiadores. Pois é possível prever por quanto tempo a empresa pode se manter, de acordo com as reservas que possui.
- Prazo médio de pagamento/ recebimento: esses dois indicadores traduzem o ciclo de entradas e saídas de recursos. O ideal é ter o menor prazo para receber e o maior prazo para pagar. Assim não precisa contar com outros recursos para financiar as atividades.
Para concluir, não dá para deixar de falar de uns dos indicadores mais usados no meio empresarial. Com ele podemos realizar comparações entre empresas do mesmo ramo.
Indicador mais usado no mundo dos Negócios
Esse indicador é o Ebitda, ele mostra como está a geração de caixa da empresa. Em outras palavras, o Ebitda é o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
Para encontrá-lo parte-se do Lucro Operacional Líquido. Soma-se os valores referente a depreciação, amortização, despesas financeiras e Impostos sobre o Lucro. Com isso, anula seus efeitos no resultado.
Ter os registros bem classificados é crucial, para fornecer informações tanto para os gestores financeiros quanto para seu Contador. Com isso, eles podem fazer um bom trabalho já que parte desses indicadores são obtidos a partir das demonstrações contábeis.
Esperamos ter ajudado com as informações acima. Afinal, o conhecimento antecipado e a avaliação dos indicadores são fundamentais para uma boa gestão empresarial.
Ou seja, sua empresa deve ter bons Indicadores Financeiros não só para o crescimento saudável. Bem como para fornecer para o Governo, se esse for o seu objetivo.
Integra Vale está pronta para te ajudar a atingir seus objetivos. Entre em contato, estamos à disposição.