Já ouviu falar de Ciclo PDCA para sua Empresa?

Ciclo PDCA para sua empresa, hoje vamos tratar desse assunto. Uma ferramenta que você pode aplicar no seu dia-a-dia e garantir a melhoria contínua dos seus processos. Com toda a experiência que 2020 nos proporcionou, podemos fazer melhor em 2021!

O ano começou e é o momento certo para rever seus planos e colocar as ideias para funcionar.

O que é Ciclo PDCA?

É uma ferramenta que proporciona melhoria contínua dos processos, criada por Walter Andrew Shewhart na década de 20, e em seguida, adaptada por Willian Edwards Deming, em 1951.

Consiste em seguir as etapas para identificar pontos de melhoria nos processos:

P(Plan) – Planejar

D (Do) – Executar

C(Check) – Verificar

A(Act) – Agir

Após realizar a última etapa, segue para a primeira de novo, em um ciclo contínuo até atingir o resultado esperado.

Vamos falar um pouco sobre cada etapa…

PPlan – Planejar

Nessa etapa liste o que deve ser feito, como deve ser feito, porque deve ser feito, ou seja, planeje todos os processos que devem ser realizados para solução de um problema.

Determine as ferramentas, os recursos, sejam humanos ou não, o tempo, o resultado esperado, indicadores e métricas.

DDo – Executar

Aqui, você vai “tirar os planos do papel”, realizar tudo o que foi listado na etapa anterior, e a partir daqui pode seguir para as demais.

Deixe tudo pronto para não atrapalhar o trabalho, o que aumentará a produtividade, por isso a etapa de planejamento deve ser bem feita.

Durante a execução podemos notar se o processo foi bem descrito ou se tem algum viés.

CChek – Verificar

Após a execução entramos na etapa da verificação, onde identificaremos os pontos negativos e pontos positivos.

Nessa etapa avalie se as tarefas foram feitas de acordo com a etapa 1, e se foi atingido os resultados esperados.

Para poder medir tudo isso, é fundamental definir quais indicadores e métricas serão utilizados na fase de planejamento.

Com base nessa verificação chegamos aos itens que devem ser intensificados, porque deu muito certo, e os itens que devem ser alterados, melhorados, pois não foram tão satisfatórios quanto o esperado.

AAct – Ação/Agir

Após a etapa 3, verificação, coloque em prática o que se levantou, por exemplo, a atualização de um procedimento, um treinamento para a equipe, uma reciclagem com os envolvidos, uma troca de equipamento, a contratação de um novo recurso, etc.

São muitas as possibilidades, o que não pode é fazer tudo de novo da mesma forma, pois assim não se tem melhoria no processo.

Outras ferramentas podem ser usadas para complementar este processo de melhoria contínua, como 5W2H, diagrama de Ishikawa, diagrama de Pareto, etc.

Porque aplicar o Ciclo PDCA para sua Empresa?

Essa ferramenta trás muitos benefícios, não só no mundo empresarial, mas também nos estudos e na vida pessoal, uma vez que prioriza a medição se pode gerenciar e melhorar, dizia Peter Druker:

“O que não se pode medir, não se pode gerenciar”

No mundo empresarial você pode aplicá-la em diversas situações, ou para diversos objetivos, tais como:

  • Melhoria de processos: esse é o principal motivo para usar o PDCA. Com ele você pode encontrar meios de reduzir tempo, aumentar a produtividade, ou a qualidade de um produto.
  • Tratar inconformidades: quando algo está “não conforme”, você pode usar o PDCA; Encontrar formas de trazer o processo para a “conformidade” ou mesmo evoluir e tornar mais eficiente e eficaz.
  • Criar ou adotar padrões: o uso do PDCA você consegue dar atenção necessária para estudar um processo; Você define os padrões para que o resultado seja sempre o melhor, independente de quem está executando.
  • Criar novos produtos ou serviços: a partir da identificação de um ou vários problemas, ou necessidades do mercado, pode usar o PDCA para encontrar meios de atender a essa demanda e sempre melhorar o processo, para atrair mais clientes ou se adaptar as mudanças de cenários.

Como garantir o sucesso do Ciclo PDCA para sua Empresa?

Como todas as demais ferramentas de gestão de qualidade, ou gestão de negócios, o importante é colocar em prática e adotar uma rotina de acompanhamento, pois de nada vale fazer toda uma aplicação e não avaliar os resultados.

Estude sempre e se dedique, para entender as variáveis do processo e assim saber criticar e encontrar os pontos de melhoria.

Se mover toda uma equipe para um processo e não dar continuidade, não chegar até o fim e adotar os pontos de melhoria, será um desperdício de tempo e mão de obra.

Por isso, para todo projeto de adoção deve ser determinado o responsável, o calendário de verificações, designar e alinhar a equipe envolvida, determinar prazos, etc.

É possível aplicar o método e atingir os resultados esperados.

Quer saber mais sobre as ferramentas de gestão de qualidade e de negócios que você pode adotar na sua empresa, mesmo que ela ainda esteja iniciando sua vida, entre em contato com Integra Vale, teremos prazer em lhe atender.

Desejamos apenas o seu sucesso! Conte conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *