Sim, quando ficamos doentes, desanimados, sem forças para tocar o nosso dia a dia, logo ouvimos alguém dizer-nos: “Procure um Médico”, e quando minha empresa está doente?
Sim. Doente.
Com suas finanças desorganizadas, com seus registros legais em desordem, seus processos inconsistentes, sua equipe desmotivada, a empresa sem direção, a quem ela deve procurar?
Neste Post vamos tratar de algumas doenças e dores das empresas, e olha, às vezes a sua empresa está doente e você nem sabe.
Legalidade e Registros
Muitas empresas executam suas atividades sem possuírem as devidas licenças exigidas pelos órgãos.
Registros estes, que fazem com que a empresa esteja apta a participar de licitações, por exemplo e até estar de portas abertas!
Por exemplo alguns deles:
- Registro na Junta Comercial do Estado;
- Registro junto A Secretaria do Estado – SEFAZ;
- Inscrição na Receita Federal com obtenção do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
- Inscrição Municipal junto a Prefeitura da cidade;
- Alvará de Funcionamento da sede da empresa;
- E outros cadastros conforme a atividade da empresa, como Cetesb, Ibama, Vigilância Sanitária e Conselhos de Classe de Profissionais Regulamentados (médicos, dentistas, advogados, etc).
Muitos desses registros básicos, para serem liberados é necessário um longo caminho a ser percorrido em etapa que antecede à abertura da empresa, uma alteração de endereço ou qualquer outro evento que ocorrer na empresa.
Antes das tragédias ocorridas com incêndios em estabelecimentos comerciais, amplamente divulgado pela mídia, quem já tinha ouvido falar em AVCB?
Bem como o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é o documento que atesta que aquele local foi vistoriado pelo corpo de bombeiros e está em condições adequadas para receber o seu público com segurança.
Muitos foram os relatos de que tais locais, depois das tragédias, não o possuíam.
A falta de um registro ou documento pode levar uma empresa, nesta situação citada acima, a fechar de vez suas portas e assumir as responsabilidades civil e jurídicas por uma tragédia.
Tudo isso, simplesmente pela falta de orientação ou negligência, ou seja, uma “doença” muito comum em nosso país. A impunidade.
A quem devo consultar para conseguir o diagnóstico da minha empresa?
O Contador!
Na Pandemia, ele foi chamado de “o médico das empresas”.
Ele deve ser consultado a cada vez que o empresário precisar tomar uma decisão quanto aos rumos do seu negócio.
Podendo tratar-se de uma venda, compra de algum bem ou imóvel, pois a variação patrimonial da pessoa física e jurídica impactará na vida financeira de ambos.
O hábito de consultar um contador de sua confiança, com toda certeza, tornará sua empresa e seus negócios, mais prósperos.
Faça essa experiência e não se arrependerá!
Em quais situações sei que minha empresa está doente e necessita de um contador?
Sempre quando sua empresa estiver em dificuldades, seja ela financeira, pessoal, fiscal e contábil, recomenda-se procurar um contador.
Ele é o profissional mais capacitado e com conhecimentos em todas as áreas que se referem à vida das empresas e poderá lhe ajudar com orientações e informações importantes.
Muitos empresários tomam decisões e só depois que comunicam seu contador.
Às vezes, sem tomar as medidas necessárias, alugam imóveis para montarem sua empresa ou até mesmo mudarem suas instalações e somente depois, já instalados, avisam o profissional.
Há quem diga que o contador é sempre o último a saber das coisas…
Veja que por exemplo, a empresa, sem consultar o contador, pode colocar suas operações em risco:
- A locação do imóvel sem auxílio do contador, pode gerar um contrato de locação leonino e sem garantias para a empresa;
- A falta de verificação do zoneamento por parte do município pode inviabilizar a liberação do alvará de funcionamento;
- A não verificação da obtenção do AVCB o que pode causar tragédias com resultados irreparáveis.
Aqui já podemos diagnosticar que esta empresa iniciou seu processo erroneamente e pode se tornar uma “paciente doente”
Pois não tomou as devidas providências que todo o processo fosse executado de forma correta, pondo em risco sua empresa, os seus funcionários e todo o esforço e trabalho de anos!
Outros Sintomas…
Vários são os sintomas para que se perceba se uma empresa está doente.
Na parte comercial, o primeiro deles é quando a empresa começa a pagar suas contas sempre com atraso, os salários e benefícios de seus funcionários também sofrem atrasos.
Quando este processo se inicia o melhor mesmo é procurar ajuda.
A organização das finanças através de um acompanhamento diário e com agilidade poderá fornecer uma visão geral e sistêmica da situação da empresa.
O corte de pequenos gastos e a análise das reais necessidades, são primordiais para se iniciar um bom trabalho de reengenharia dos processos e da cultura empresarial da empresa e dos seus sócios.
O remédio, no início, será amargo.
Como dizem nossos avós: “ nas vacas magras, cortamos até o cafezinho”…
Não é diferente nas empresas, por isso é preciso ficar atento a estes sintomas e tomar as medidas, cortando o mal pela raiz, de imediato.
Não se acanhe, peça ajuda!
Primeiramente o empresário deve ter a humildade e a determinação de reconhecer os problemas e saber que necessita de ajuda.
Afinal a ajuda de um contador e demais profissionais de outras áreas, como da área jurídica, RH, financeiro e até mesmo, quem sabe, um médico para tratar os sintomas pessoais são bem-vindos.
Em tempos de pandemia, falar de “doenças” não é uma boa oportunidade, mas devemos, como empresários, enfrentar a realidade, saber recuar quando necessário e pedir ajuda.
“Combater o bom combate”, é o sentimento que todos deveriam ter para o seu próprio crescimento e realização profissional, pessoal, familiar e financeiro.
Sermos todos os dias os melhores nos desafios e lutar para superar nossos medos e limitações.
No Brasil que vivemos, “combater o bom combate” é para poucos, por isso não deixe que sua empresa adoeça e sempre que precisar, não hesite e procure um contador de sua confiança.
Entre em contato, podemos te ajudar!