Declaração RAIS, a Relação Anual de Informações Sociais.

Declaração RAIS, a Relação Anual de Informações Sociais é uma das obrigações da Empresas Brasileiras, ou seja, precisa ficar atento e entregar no prazo para evitar multas.

Assim o Governo Federal, por meio dos dados enviados, checa se as empresas cumprem a legislação trabalhista, e com isso, monitora a arrecadação da previdência.

Além disso, pode saber os números do emprego no País, o que permite criar programas e incentivos para ajudar empregados e empregadores.

Do mesmo modo, aponta os trabalhadores com direto ao abono salarial do PIS/PASEP.

Vale lembrar que a empresa deve entregar a declaração mesmo se ficou inativa ou não fez nenhum tipo de contratação ou demissão. Neste caso, chama-se “RAIS Negativa”.

Quais as empresas que devem entregar a Declaração RAIS?

  • Órgãos Federais, Estaduais ou Municipais; de administração direta ou indireta;
  • Micro e pequenas empresas com funcionários;
  • Agências, sucursais, filiais, representações e outras formas de entidades vinculadas a pessoa jurídica domiciliada no exterior;
  • Autônomos, profissionais liberais, empregadores, pessoas físicas urbanas e rurais que tem, ou tiveram, funcionários no ano-base da declaração;
  • Condomínios e sociedades civis;
  • Cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas;

Tem alguma exceção para a entrega da RAIS?

Em suma, a única exceção são os microempreendedores individuais (MEIS), desde que não tenham feito a contratação de um funcionário para ajudar nas atividades da empresa.

As empresas que não optam pelo Simples Nacional terão a RAIS enviada de forma automática pelo e-Social, conforme Portaria SEPRT Nº 1.127/2019.

Contudo, os empregados podem checar a sua declaração, enviada via e-Social por meio do site da RAIS com uso do certificado digital.

  • Prazo de Entrega pelo GDRAIS (grupos 3 e 4 do e-social).

A entrega vai de 13/03/2021 até 12/04/2021. Afinal, não terá prorrogação do prazo legal para envio da RAIS.

  • Substituição pelo E-Social (grupos 1 e 2)

Desde o ano base 2019 as empresas dos grupos 1 e 2 cumprem a obrigação da RAIS pelo E-Social, através dos eventos de admissão ou ingresso, alterações e a remuneração pelos eventos S-1200 e S-2299.

  • Abono do PIS/PASEP

Para fins do Abono do PIS leva-se em conta as informações enviadas ao e-social até 31/01/2021, para empresas dos grupos 1 e 2.

Empresas dos grupos 3 e 4, leva-se em conta as informações enviadas até 12/04/2021, por meio programa GDRAIS.

Temos um post completo com mais informações sobre o Abono do PIS/PASEP que contém todos os detalhes que você precisa saber. Não deixa de conferir, clique aqui.

Esse material lhe foi útil?  Conta para gente aqui nos comentários quais são suas dúvidas e o que está achando dos nossos conteúdos aqui no Blog.

Afinal, gostou, quer saber mais? Entre em contato a Integra Vale será um prazer lhe atender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *