BPO Financeiro na sua empresa nada mais é que a terceirização do seu Setor Financeiro. Contudo é uma atividade atual e muito usada no mercado, que vai lhe trazer vários benefícios.
No mundo competitivo em que vivemos, cada vez mais, você deve buscar por opções que ampliem os seus resultados e facilitem sua Gestão Empresarial.
Acima de tudo, otimizar os processos da sua empresa e fazer com que ela tenha mais produtividade.
Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o BPO Financeiro, a fim de impactar de forma positiva sua empresa. Aproveite!
O que é BPO Financeiro?
A princípio vamos falar sobre a sigla BPO, Business Process Outsourcing, na tradução direta significa Terceirização de Processos de Negócio.
Ou seja, a ideia principal do BPO Financeiro é delegar as atividades da empresa no setor financeiro.
Consiste na execução das tarefas que não estão ligadas às atividades fim do negócio.
Além disso, outras atividades de backoffice também podem, e em certos casos até devem, ser terceirizadas para alguém que tenha mais know-how que você, que tenha a atividade como principal, isso lhe ajuda na redução do custo de tal operação.
Assim que uma empresa adota o BPO Financeiro, aplica-se processos e procedimentos para o desempenho da função terceirizada.
Executar as atividades sempre de forma integrada com a sua empresa é um fator que determina o sucesso da operação. Para isso, contratante e contratado devem ter ótima comunicação, para alinhar as informações.
Com o BPO, especialistas executam as atividades da área. Com isso, trazem profissionalismo, aumentam a confiança nas informações, além de o Gestor da empresa poder focar em outras áreas, nas quais vai ter melhor aproveitamento do seu trabalho.
Quais as atividades financeiras que posso terceirizar?
Embora o setor Financeiro seja de extrema importância para a vida da empresa, as suas rotinas não estão ligadas à atividade fim do negócio; por isso terceirizá-las é uma nova tendência e ótima opção!
Através da contratação de uma empresa especializada para executar o BPO Financeiro, os donos do negócio podem focar em outras atividades, das quais dominem, e possam aplicar melhor seu recurso mais precioso; o tempo.
Contudo, até mesmo, melhorar sua qualidade de vida, num ambiente cada vez mais volátil e complexo, delegando as atividades que exigem tempo e especialização financeira, por exemplo.
Sua empresa deve ter atenção que merece nas finanças, pois é o seu fluxo de caixa que rega as veias que a mantém viva.
Algumas das atividades mais comuns que podem constar no BPO financeiro de uma empresa são:
- Contas a pagar;
- Contas a receber;
- Conciliação Bancária;
- Fluxo de caixa;
- Emissão de notas fiscais.
Quais as vantagens do BPO Financeiro?
A terceirização das atividades de qualquer setor da empresa permite que o empresário tenha mais foco nas áreas chaves da mesma.
Além do que, garante melhor desempenho, cria alternativas para melhorar os processos e até mesmo estabelece novas políticas que asseguram a sustentabilidade e continuidade do negócio.
Com a terceirização o tempo do gestor pode ser melhor empregado em atividades como:
- A captação de novos clientes, investidores;
- Criação de novos produtos;
- Negociação de melhores fornecedores;
- Retenção dos atuais clientes, melhorando o pós-venda;
- Treinamento da equipe, fazendo followup, entre outras opções.
Como fruto das ações aplicadas, como as citadas acima, outras vantagens podem ser obtidas, como:
- Redução de custos trabalhista;
- Redução de inadimplência;
- Melhor controle e identificação dos gastos;
- Estruturação de processos;
- Informações em tempo real.
Visto que, sem dúvidas, o BPO Financeiro vem crescendo cada vez mais em nosso país. A otimização de processos sempre impacta de forma positiva a empresa, assim com melhores resultados e mais lucros.
Por fim, quer saber mais? Entre em contato conosco, será um prazer continuar esse assunto.