Certificado Digital é a identidade digital da empresa ou pessoa física. Basicamente é como se fosse uma carta de identificação virtual, permite assinar documentos digitalmente, até mesmo com valor jurídico, não é necessário fazer a assinatura tradicional com papel e caneta.
Para que serve o Certificado Digital?
Serve para assinar digitalmente documentos e ter acesso a sistemas eletrônicos, bem como de órgãos públicos, como Receita Federal e INSS.
Além disso, prova a sua identidade em sistemas integrados para realizar atividade profissionais em várias categorias.
Quem precisa ter o Certificado Digital?
Todas as empresas precisam ter Certificado Digital, para se relacionarem com as instituições públicas. Mesmo dentro do serviço público, certas atividades só podem ser concluídas usando Certificados Digitais.
Embora não seja obrigatório, em alguns casos, para empresas MEI e pessoas físicas, o certificado digital pode substituir documentos e assinaturas em papel, reduzindo assim a burocracia e agilizando o processo com mais segurança.
Como vou usá-lo em minha empresa?
- Utilização do e-Social;
- Emissão de nota fiscal eletrônica;
- Utilização do e-CAC;
- Autenticação de site e comércio eletrônico;
- Realização de outros compromissos fiscais.
Quais são os modelos?
São eles A1, A3 e o “Certificado em Nuvem”. A principal diferença dentre eles é a forma como as chaves são geradas e armazenadas.
O Certificado Digital A1, é instalado e armazenado diretamente em um computador e sua validade é sempre de um ano. Em seguida veja suas vantagens:
- Instalação em diversos computadores simultaneamente
- Importação em softwares de emissão de notas fiscais
- Permite backup do arquivo
- Não requer instalação de leitoras de cartão
- Agilidade no momento de assinar documentos, pois não depende de dispositivos externos.
Em contrapartida, o Certificado Digital A3, é armazenado em token (Pendrive) ou em smartcard (Cartão) que precisa do leitor de cartão específico, sendo que pode ter validade de um, dois ou três anos. As vantagens são:
- É pessoal e intransferível, somente o portador da senha pode usá-lo
- Inviolável e tem um nível de segurança elevado, pois não pode ser extraído ou copiado para outra mídia.
E por fim o “Certificado em Nuvem” conhecido também como Cloud Computing, trata-se das mesmas finalidades, a diferença é que o modo de armazenamento fica localizado na nuvem da certificadora.
Esta tecnologia permite que possa ser acessado de qualquer dispositivo e lugar do mundo, ou seja, basta ter acesso a internet. Podemos destacar as seguintes vantagens:
- Mobilidade, basta ter acesso a internet
- Dispensa dispositivos físicos
- Dupla autenticação, senha PIN e senha PUK
- Ampliação de serviços digitais
Vantagens
Como você pode ver até agora, existe inúmeras funções para o uso do Certificado Digital. Dentre essas funções de uso podemos destacar por exemplo, as seguintes vantagens:
- Segurança, não é possível fraudar uma assinatura digital
- Praticidade e Economia
- Agilidade na assinatura de documentos
- Facilidades para acessar a órgãos públicos
- Assinar documentos de qualquer lugar
Afinal o Certificado Digital permite mais segurança e redução de custos, praticidade em diversas atividades que antes eram feitas com muita burocracia; isso traz benefícios tanto para a empresa quanto para autenticidade das informações.
Qual Certificado escolher?
Como falamos acima, a função dos modelos é a mesma, cabe a você decidir qual será melhor para atender à necessidade a partir das características de cada modelo.
O modelo de Certificado A1 é o mais indicado, pois não precisa se preocupar com a compatibilidade, sendo também o melhor o seu custo benefício entre os outros.
Ou seja, como o armazenamento permite a cópia e uso em outros dispositivos, isso traz mais praticidade e agilidade, por exemplo no ERP da empresa é possível emitir as notas fiscais eletrônicas, a contabilidade consegue acessar ao e-Social e e-CAC, entre outras facilidades.
Como adquirir?
Antes de mais nada, é necessário escolher uma certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil).
Contudo a Integra Vale tem parceria com a Certificadora Soluti, e pode facilitar esse processo. Ficou interessado, entre em contato e podemos te ajudar nessa escolha.