Outras possibilidades de planejamento tributário, é o assunto que vamos tratar neste post.
Esse mês publicamos algumas dicas no Blog sobre o planejamento tributário, já que estamos chegando ao final de mais um ano!
É sempre bom relembrar alguns conceitos e fazer vários estudos para garantir que o seu negócio caminhe para a prosperidade no próximo ano.
Lembrando que é necessário ampliar a visão sistêmica para encontrar novas possibilidades legais de recolher menos tributos. Além de contar com o apoio do seu Contador especialista e de confiança. Vamos lá!
HOLDING FAMILIAR E SUCESSÃO PATRIMONIAL
Em nosso país o processo de inventário normalmente é bem longo e gera muitas complicações para os envolvidos, podendo se estender por anos.
Para facilitar esse processo de transição e até mesmo recolher menos impostos em determinadas situações, você pode contar com o modelo de Holding Familiar.
Nesse modelo, os direitos e bens são aportados em uma empresa, o que já gera uma redução na tributação de rendas como aluguéis, já que a tributação na pessoa física é bem maior que na pessoa jurídica.
Você e sua família têm de determinar o quanto de participação cada um terá no total desses bens e com isso não há necessidade de fazer transferências de bens de uma pessoa para outra.
Isso reduz também as taxas envolvidas nesse processo de transferências de bens, que normalmente são altas.
Para saber mais a respeito, entre em contato com a nossa equipe que podemos analisar o seu caso com detalhes e dar uma solução mais apropriada, conforme seus objetivos.
Em alguns casos, além do seu contador de confiança, para lhe ajudar no aspecto tributário, também é interessante a ajuda de um advogado para as dúvidas jurídicas.
SEGREGAÇÃO DE ATIVIDADES
Como vimos nos posts anteriores, os regimes de tributações possíveis são 3 principais para recolher os impostos de sua empresa e ficar em dia com o Fisco.
Porém, como há certo incentivo em um caso ou outro, também há restrições, que podem ser relacionadas à faixa de faturamento ou tipo de atividade…
Para ter uma operação segura e rentável, é primordial entender se todas as atividades da empresa se encaixam no melhor regime tributário.
Sobretudo, vale a pena checar se há possibilidade de segregar em mais de uma empresa, como um grupo empresarial, por exemplo.
Desta forma, isso vai garantir o aproveitamento máximo dos benefícios concedidos pelo governo.
JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO
Na prática, os juros sobre capital próprio são lucros distribuídos, de uma forma diferente.
É bem comum em grandes empresas, mas pode ser aplicado também em empresas menores, que são tributadas pelo Lucro Real.
O melhor é que ele pode ser utilizado para reduzir os impostos recolhidos pela empresa, já que o tratamento contábil é de que é uma despesa dedutível para fins de imposto de renda.
O que acontece na prática é que os Juros Sobre Capital Próprio são tributados na Pessoa Física à 15% de imposto de renda, enquanto que na pessoa jurídica o lucro contábil é tributado em Imposto de Renda, Contribuição Social.
Na maioria dos casos há ainda o adicional de Imposto de renda, o que pode chegar à mais que o dobro.
De qualquer forma, é necessário entender se essa modalidade se aplica a sua operação e se realmente haverá vantagens de acordo com o cenário atual e perspectivas da sua empresa.
SABER ESCOLHER
Existem ainda diversas outras possibilidades de fazer planejamento tributário para seus negócios.
Ou seja, em todo caso, conte com a orientação do seu Contador de Confiança para lhe ajudar a escolher as melhores e mais seguras opções.
Além de conseguir reduzir sua carga tributária é importante garantir o compliance e evitar passivos desnecessários.
Afinal fazendo certo o dever de casa, com certeza seu negócio estará caminhando cada vez mais rumo à prosperidade!
A Integra Vale conta com equipe especializada para lhe orientar e conduzir você e sua empresa para uma gestão eficiente e atingir seus objetivos. Faça um contato conosco e agende um horário, será um prazer lhe atender!