Neste post viemos lhe chamar a atenção para uma área do planejamento estratégico empresarial que está em constante mudança diariamente; a Tecnologia da Informação.
Contudo, não são apenas grandes empresas que devem pensar a respeito, mas qualquer empresa, principalmente no pós-pandemia.
Esteja antenado no que de melhor custo benefício há no mercado para tornar seu negócio cada vez mais rentável e mais digital.
O que é o planejamento estratégico de TI?
É a estratégia definida pela empresa, publicada para os envolvidos, que determina como será o uso de tecnologia da informação dentro de uma empresa.
Isso vai desde seu controle de CRM, como canal de comunicação, distribuição de conteúdos e produtos, pós-venda, recursos utilizados nas atividades fim e meio, além de parcerias que podem ser fundamentais para aumentar sua credibilidade e espaço no mercado.
O que a empresa ganha em desenhar um plano de Tecnologia da Informação?
A clareza e objetividade alcançada com o planejamento estratégico permite otimizar resultados, evitar gastos desnecessários, tanto de recursos financeiros como de tempo de toda a equipe envolvida, em testes, implantações dentre outras atividades.
Além dessa economia, o seu cliente percebe a evolução e desenvolvimento da empresa, o que traz confiança, segurança, e credibilidade, ou seja, gera valor.
Qual o ponto de partida para um bom planejamento estratégico de TI?
O planejamento estratégico de uma determinada área é parte de algo maior, que é o objetivo estratégico da empresa como um todo, ou seja, sua visão de futuro, onde a empresa quer chegar em determinado espaço de tempo.
Faça uma lista de ações por setor, o que possibilitará a empresa caminhar e alcançar essa visão de futuro com o menor esforço possível em menos tempo possível.
Por isso é importante que todos estejam alinhados das ações que serão realizadas, o que afeta um ao outro.
Todavia, com a área de tecnologia de informação isso é muito evidente, pois reflete em todas as áreas da empresa.
O que é possível realizar com um planejamento estratégico?
São inúmeras as possibilidades, mas de forma geral, com um plano em execução a empresa pode:
- Implemente novas tecnologias: isso não quer dizer que será a mais cara, ou mais completa. Sim, aquela que se encaixa no seu perfil e vai lhe ajudar a alcançar sua visão de futuro. Não adianta comprar um software apenas porque todos estão usando! Planeje o orçamento, decida quem será responsável por implantar, os recursos físicos e tecnológicos necessários para esse software rodar com eficiência etc;
- Aumente a segurança das informações: com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Tome decisões de ações que estejam de acordo com as premissas, para evitar ter que trocar ou refazer tudo futuramente e com isso desperdiçar tempo e dinheiro;
- Aprimore o atendimento ao cliente: quanto mais organizado e sistematizado, melhor o atendimento ao cliente. Simplifique e ao mesmo tempo surpreenda!, com a pandemia muitos aplicativos e softwares foram desenvolvidos para se adaptar a uma nova forma de consumo;
- Transparência na comunicação: simplificar é a palavra de ordem. Garanta que a equipe receba as ordens do que precisa ser feito sem ruídos. E gerencie o processamento e desempenho para trilhar um caminho de sucesso!
Peter Drucker afirmou que,
“Se você não pode medir, não pode gerenciar”
Identifique exatamente o que é importante ser medido e gerenciado na sua empresa. Esse é o maior ganho que ela pode ter!
Por isso, muitas empresas se perdem querendo controlar tudo, gerenciar coisas que não vão agregar em nada no processo. Saber o que gerenciar é o segredo.
Porém, diversos são os outros pontos que podem ser discutidos a respeito de tecnologia da informação, mas queremos chamar sua atenção para o fato de que não são apenas grandes empresas que têm informação, e que a informação é o ouro do momento.
Contudo planeje, execute, cheque e ajuste, o famoso PDCA, veja nosso Blog sobre esse assunto.
Entre em contato com a Integra Vale , se precisar trocar uma ideia a respeito de gestão empresarial, teremos prazer em conversar com você e propor soluções para a prosperidade do seu negócio!
Colaboração de Lucimara Rocha.