Metodologia Ágil é uma forma de conduzir projetos que buscam dar maior rapidez aos processos e à conclusão de tarefas, a fim de realizar entregas conforme necessidades do cliente. Além disso, essa metodologia baseia-se em um fluxo de trabalho mais ágil, flexível, sem tantos obstáculos e com ajustes frequentes.
Quais são as Metodologias Ágeis?
Conhecer os métodos é muito importante, assim é possível enfrentar todos os problemas durante o planejamento de custos, de tempo, de recursos e na gestão de crises com uma mentalidade moderna e eficaz.
Alguns dos mais conhecidos são:
- Scrum (Atualmente, é o tipo de metodologia ágil mais utilizado)
- Lean
- Kanban
Quais são as vantagens?
- Redução de custos e erros
- Flexibilidade
- Menor tempo de entrega
- Aumento na produtividade
Neste artigo, vamos abordar o Scrum de metodologia ágil, como funciona e de que forma pode otimizar os resultados na sua empresa.
Portanto não deixe de conferir os tópicos a seguir. Boa leitura!
O que é Scrum?
Scrum é um conjunto de boas práticas empregado no gerenciamento de projetos, em que não se conhece todas as etapas ou necessidades. Focado nos membros da equipe, o Scrum torna os processos mais simples e claros, pois mantém registros visíveis sobre o andamento de todas as etapas.
Sobretudo o projeto se divide em ciclos que duram entre uma e quatro semanas (chamados sprints).
Onde aplicar?
Em um grupo de pessoas, desde que trabalhem juntas por um mesmo objetivo final.
Em primeiro lugar, no início de cada sprint, é realizado o sprint planning, uma reunião de planejamento cujo objetivo é determinar o plano e as metas. Nessa reunião se prioriza os itens do backlog, lista de pendências, e a equipe seleciona as atividades capazes de responder a essas prioridades durante o ciclo que se inicia.
Um sprint planning bem-sucedido gera uma equipe alinhada sobre as metas e os compromissos do ciclo, com clareza quanto a prioridades e expectativas para cada tarefa.
Daily Scrum
A equipe realiza o daily scrum diariamente, ou seja, reuniões rápidas de atualização que tem como objetivo à transparência para todo o time.
É o momento de resolver problemas diários do projeto que interferem na agilidade e qualidade das tarefas a serem realizadas, pois cada um do time expõe o que concluiu no dia anterior, aquilo que está fazendo e se há algo que vem impedindo seu progresso.
O sucesso dessa parte do processo virá somente se houver um ambiente de grande confiança e respeito. Cada um deve ser honesto e responsável sobre o andamento do seu trabalho.
Sprint Review
Ao final ocorre o sprint review, em que são apresentadas as funcionalidades implementadas e se planeja o próximo ciclo se for o caso. Cada membro analisa os recursos recém-desenvolvidos ou os resultados do sprint. É nesse ponto que ocorre o feedback, além de ser uma oportunidade de integração com outras equipes envolvidas no projeto.
Trata-se de um momento importante também para a motivação do time, pois seus membros comemoram os resultados positivos alcançados.
Para iniciar no Scrum, uma excelente leitura é o livro “SCRUM: A arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo” de Jeff Sutherland, Co-criador do Scrum.
Afinal, quer ganhar mais produtividade e melhorar o desempenho entregando mais valor para o seu cliente?
Conheça nossas oportunidades, entre em contato e saiba mais sobre como podemos ajudar você e seu time a crescer.
Colaboração de Mariana Mendes e Jenifer Coimbra.