Você já ouvir falar de Web 3.0 e Metaverso? Nos últimos meses não se fala em outra coisa.
O bilionário Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, mudou o nome de suas empresas para META, já de olho nesse universo do Metaverso.
Hoje, no nosso Post vamos falar um pouco sobre o que vem a ser Web 3.0 e Metaverso. Vem com a gente nesse universo tecnológico do futuro!
O Que é Web 3.0?
Com toda a revolução dos últimos dois anos, a aceleração digital e novos usuários no mundo digital, a preocupação da utilização dos dados pelas gigantes da Internet, trouxeram reflexões e inquietações na sociedade por mudanças.
Com isso, um grupo vem desenvolvendo a Web 3.0, onde verdadeiramente a Internet volta à suas origens.
Do mesmo modo, mas com o propósito de ser descentralizada, onde os usuários detêm o controle sobre suas identidades e dados, e que possam confiar neles.
Um fato importante na descentralização da Web 3.0 é o desenvolvimento das Redes com códigos abertos, não permitindo o controle, como acontece com a Internet atual e sem limitar o acesso.
A Internet é um processo de construção contínuo, onde se iniciou com a interação de informações textuais na chamada Web1.0. Todavia, nesse modelo de tecnologia, não havia as grandes empresas controlando o que os indivíduos estavam procurando, devido à pouca interatividade.
Contudo, com a entrada da Web 2.0, trouxe uma maior interatividade dos usuários com a plataforma.
Desta forma, surgiram os gigantes da Internet como Twitter, Youtube e Facebook, que surfaram nesta onda, com o uso das informações dos seus usuários, como base do seu modelo de negócio.
A Web 3.0 tem o propósito de corrigir este uso indevido e sua monetização.
Ela tem como propósito de que, quem alimenta e torna a Internet relevante são os usuários, e é ele quem deveria ser monetizado pelos os seus conteúdos.
O Que é Metaverso?
Web 3.0 e Metaverso se complementam pela disponibilidade de novas tecnologias.
Todavia, na velocidade (5G) quanto ao seu processamento, houve o surgimento da tecnologia do Blockchain, por exemplo, é conhecido como a tecnologia que deu suporte às Criptomoedas, sendo uma delas a Bitcoin.
O Blockchain possibilita muito mais interações, além das criptomoedas, pois garante a efetividades nas transações virtuais de forma segura, eliminando os intermediários.
Do mesmo modo, estamos vivendo um tempo de transformações com possibilidades de mudanças total na forma que hoje vivemos.
Logicamente é uma quantidade enorme de possibilidades que serão introduzidas no tempo certo, com demanda espontânea ou criação de produtos e serviços que gerem necessidades para este novo tempo.
Imagine você poder estar em um lugar por meio de uma tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada e ainda poder compartilhar com múltiplos usuários?
E mais, poder interagir de diversas maneiras construindo Avatares, socializar com outros usuários, visitar locais e realizar compras de produtos físicos e virtuais!
Enfim, isso é o Metaverso.
Observar e acompanhar este desenvolvimento do Metaverso e estar antenado para se adaptar para novas habilidades para este novo universo, será o desafio dos novos tempos!
Quais benefícios o Metaverso irá trazer para todos?
Esta revolução tecnológica irá proporcionar uma nova forma de interação.
Porém, com o uso do Metaverso, o indivíduo terá a experiência e autonomia de navegação, ou seja, a interoperabilidade, com apoio da Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (AR) e Inteligência Artificial (IA).
A Construção do Metaverso possibilita um universo digital, unindo o mundo online de forma mais harmoniosa com o dia-dia do indivíduo e em conjunto com outras pessoas.
Com o Metaverso, as atividades, como por exemplo, estudos, jogos, negócios, poderão acontecer com outras pessoas através de Avatares 3D, utilizando Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
A convergência do mundo Real e Virtual será suportada pela tecnologia que temos disponível no momento, como o Blockchain, Criptomoedas e Tokens não Fungiveis (NFT’s) que possibilitam a criação de mercados e negócios online de forma rápida e segura.
Como descrevemos a Web 3.0 e o Metaverso estão em desenvolvimento e ainda no início, mas já com muitos fortes atores, prospectando novos negócios.
Afinal já sabemos que o desenvolvimento que está em construção deva levar em conta o foco no usuário e sua fidelização com experiência única e direta no atendimento as suas demandas.
Gostou do assunto? A Integra Vale está sempre à frente dos temas e das tecnologias do futuro, para levar o melhor aos seus clientes.
Porém, queremos também saber de você o que tem para nos contar e compartilhar o seu conhecimento.
Nossa equipe ficará feliz em compartilhar conhecimentos e novas tendências tecnológicas com você!
Colaboração de Cláudio Ribeiro.