Fechamento do Trimestre

Chegamos ao final do 1ºTrimestre do ano de 2022 e nada melhor do que analisar os resultados do negócio.

É de suma importância acompanhar, documentar as estratégias e avaliar os KPIs para tomada de decisão. Nesse post já abordamos uma parte desse assunto, caso queria conferir clique aqui.

Como William Edwards Deming disse: “O que não é medido não é gerenciado”.

Todavia, no post de hoje iremos falar sobre o que seria o KPI e como escolher quais utilizar no seu negócio. Vamos lá?

O que são KPIs?

Os KPIs são Indicadores-Chave de Desempenho, trata-se de uma ferramenta de gestão empregada para analisar os indicadores mais importantes de um negócio ou de uma empresa.

Ou seja, é uma forma de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas está efetivamente atendendo aos objetivos propostos pela organização.

Cabe ressaltar que um KPI pode ser um número ou um percentual e existem milhares de indicadores que podem ser medidos. O grande ponto é saber escolher quais serão esses indicadores que ajudarão para análise estratégica do negócio.

Qual a diferença de KPI e Métrica?

É comum acharmos que são sinônimos, porém KPIs não são o mesmo que métricas, mas uma métrica pode vir a se tornar em um indicador-chave de desempenho, se considerada um ponto relevante para a estratégica do negócio como um todo.

Os KPIs são critérios essenciais para o objetivo e andamento do seu negócio. Já uma métrica é apenas algo a ser quantificado, podemos considerar então que métricas são informações e KPIs resultados.

No âmbito financeiro, por exemplo, podemos considerar como métricas os pagamento e recebimentos, já o KPI o fluxo de caixa. Percebe-se que o KPI sempre irá trazer uma informação mais completa e valiosa para a estratégia da organização do que a métrica.

Ambos são importantes de serem mensurados e avaliados, afinal, os KPI são provenientes das métricas, mas é fundamental sabermos identificar cada um deles.

Como identificar os melhores KPIs para seu negócio?

O ponto principal que devemos considerar ao escolher um KPI é a relevância para o alcance dos objetivos do negócio. Os KPIs fundamentais de uma empresa podem mudar de acordo com o momento de negócio e com a forma como ela escolhe se posicionar diante do mercado.

É ideal trabalhar com indicadores-chave de desempenho que estejam diretamente ligados aos resultados que seu negócio precisa para atingir seus objetivos, assim como as características, os KPIs precisam ter:

  • Disponibilidade para ser mensurado;
  • Periodicidade;
  • Ser de fácil compreensão;
  • Trazer dados atuais;
  • Contar com uma faixa aceitável de variação;
  • Importância Para a Base do Negócio;
  • Facilidade para fazer escolhas inteligentes.

Quais são os principais?

Existem diversos tipos de KPI e eles variam conforme o negócio.  Há KPIs de qualidade, financeiros, produtividade, aplicados ao cliente, recursos humanos, estratégicos, dentre outros.

Os KPIs financeiros acompanham toda a saúde financeira do negócio, desde a lucratividade até a economia de recursos, passando por despesas, receitas, prejuízos, entre outros.

Por exemplo, os principais considerados são:

  • Lucratividade;
  • Rentabilidade (retorno sobre um investimento);
  • Faturamento;
  • Custos.

Portanto os indicadores-chave de desempenho podem auxiliar no planejamento de recursos, monitoramento, decisões e diversos outros controles que visam manter a saúde financeira da empresa.

Após a identificação do KPI e com os dados gerados, eles devem ser usados para a tomada de decisão e para gerar aprendizado sobre todo o processo, nesse sentido com os resultados em mãos será possível identificar como otimizar os resultados, melhorar as estratégias que estão sendo utilizadas e redefinir os estudos para alcance dos objetivos.

Por fim, ainda não trabalha com indicadores de desempenho em sua empresa? Entre em contato com a Integra Vale que podemos te ajudar.

Colaboração de Jenifer Coimbra e Lucimara Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *