O que é compliance nas empesas?
Sobretudo, o compliance é um conjunto de normas e regras estipuladas por uma empresa para mantê-la livre de ações que possam prejudicá-la.
A palavra Compliance vem do inglês “to comply” e significa estar em conformidade. Ela surgiu na virada do Século XX com a criação do Banco Central dos Estados Unidos, a fim de instalar um ambiente financeiro seguro, flexível e estável.
Em outras palavras, está ligado a definir procedimentos que evitem corrupções, tanto na área trabalhista, fiscal, regulatórios, de concorrências e outros problemas internos e externos.
No Brasil temos, de forma prática, a Lei 12.846/2013 e sua regulamentação pelo Decreto nº 8.420/15 chamada Lei Anticorrupção, a qual todas as empresas brasileiras estão sujeitas.
Contudo, em 1992 ganhou destaque com a abertura do mercado à propaganda do governo Collor, conforme a ABBI – Associação Brasileira de bancos Internacionais.
Por que é tão importante para as organizações?
Adotar uma política de governança e compliance é uma questão de estratégia e maturidade. Afinal é necessário certo grau de transparência por parte da gestão.
Quando uma empresa anuncia que está em compliance, quer afirmar que sua equipe e gestores estão cientes e operando adequadamente os processos e procedimentos determinados.
Ou seja, com todos treinados e conscientes de suas responsabilidades, o risco de erro é reduzido.
Por outro lado, quando não praticamos o compliance remete a ideia de que a sua empresa está sujeita à riscos operacionais, tributários, trabalhistas e outros que poderiam e deveriam ser evitados. Eventualmente tais riscos podem levar a perdas significativas além de comprometer o nome, a marca da empresa.
No vídeo a seguir, a professora e coordenadora do FGV Ethics da EAESP, Lígia Maura Costa, dá mais detalhes sobre o conceito de compliance e o cenário no Brasil.
O que contém um Programa de Compliance?
Dentre algumas atribuições podemos citar atividades relacionadas à:
- Prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo;
- Monitoramentos;
- Código de Conduta e Código de Ética;
- Treinamentos;
- Avaliação de riscos internos,
- Canais de denúncias, dentro outros.
Quais os benefícios de um programa de compliance para sua empresa?
Quando uma empresa está em compliance, aumenta sua credibilidade no mercado, e acaba atraindo melhores parceiros, investidores e clientes.
Além disso, o trato com a equipe internamente fica mais consolidado, as pessoas são mais engajadas, já que os processos ficam mais claros e transparentes.
Nesse sentido, as avaliações de desempenho passam a ser feitas com base em procedimentos e resultados, não tem espaço para uma interpretação pessoal, entre outros.
Sem contar que com a redução dos riscos e passivos da empresa, ela alcança maior sustentabilidade, e pode trabalhar sempre em busca de melhoria e eficiência, reforçando sua qualidade e valorizando sua marca.
Em síntese a Integra Vale capacita seus profissionais para melhor mapeamento de processos e descrição dos procedimentos envolvidos nas operações. Quer saber mais? vamos trocar experiências, entre em contato.