Regime caixa ou competência qual a melhor opção? A resposta para essa pergunta sempre será: Depende.
Cada empresa tem sua particularidade, e para saber qual é o melhor Regime de Apuração e Tributação precisa ser feito um estudo sobre a operação do seu negócio.
Para entender melhor como funciona, continue lendo este post.
Tipos de Regime de Apuração
Competência: O registro do evento se dá na data que o evento aconteceu.
Caixa: O registro dos documentos é feito na data de pagamento ou recebimento, como se fosse uma conta bancária.
Qual a diferença entre o Regime de Caixa e o Regime de Competência?
Em uma empresa, toda movimentação que acontece dá origem a um evento (ou lançamento) contábil e financeiro.
Este evento pode ser uma entrada (venda) ou uma saída (despesas, custos ou investimentos). Os eventos devem registrados pela contabilidade e pelo financeiro da empresa, respectivamente pelo Regime de Competência e pelo Regime de Caixa.

- A opção pelo Caixa ou Competência é válida para todo o exercício, ou seja, a empresa poderá mudar de opção, somente uma vez ao ano no período correto.
- Somente empresas do Simples Nacional e Lucro Presumido podem optar pelo Regime de Caixa ou Competência.
Atenção!
Para que o Regime de Caixa funcione necessitará de um registro de todas as atividades efetuadas pela empresa.
A manutenção e organização de um Fluxo de Caixa permite ao ofertante manter um controle sobre o que entra e sai de sua empresa, bem como o que foi pago, recebido e o que está por receber.
Tal forma de registro impede que os mesmos impostos sejam pagos mais de uma vez ou até mesmo que deixem de ser pagos.
Simples Nacional
O Simples Nacional pode ser calculado pelo regime de apuração da receita mensal (caixa ou competência).
A opção pelo Regime de Caixa servirá apenas para a apuração da base de cálculo mensal.
O Regime de Competência deve ser aplicado para as demais finalidades, especialmente, para determinação dos limites e sublimites da alíquota a ser aplicada sobre a receita bruta recebida no mês.
Quando escolher o regime?
A empresa do Simples Nacional que já está em atividade deve optar pelo regime quando calcular os valores relativos ao período de apuração (PA) de novembro, com efeitos para o ano seguinte.
Lucro Presumido
As empresas reconhecem as receitas, como base de apuração dos impostos no momento do faturamento, então, por procedimento a empresa realiza os faturamentos durante o mês, fecha o período e realizam a apuração dos impostos. Este é o regime de competência.
Conforme determina a Instrução Normativa RFB nº 1.700/2017 , as pessoas jurídicas tributadas com base no Lucro Presumido podem adotar o critério de reconhecimento de suas receitas para fins tributários pelo regime de competência ou caixa.
Vale ressaltar que as empresas que optarem pelo Regime de Caixa precisam ter um controle de caixa organizado e sucinto, e para isso deve contar a ajuda de uma ferramenta de gestão financeira, a fim de agilizar os processos.
A vantagem do Regime Caixa, reflete no pagamento dos impostos apenas quando do efetivo recebimento dos valores e não da emissão da Notra Fiscal, gerando assim, um maior controle do fluxo de caixa da empresa para uma gestão mais rentável.
Por fim, Qual regime melhor se encaixa com a sua empresa, Regime de Caixa ou Competência? Conta para gente nos comentários.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco (12)3933-3030.
Também estamos nas redes sociais instagram, linkeding e facebook.
Frase da semana: “Sê mais sábio que os outros se puderes, mas não diga isso a eles.” (Lord Chesterfield)
Colaboração Julia Chaves