Oportunidades para o 13° Salário

O fim de ano é sempre uma época repleta de festividades, e a passagem do ano representa para muitos um período de renovação. Levando isso em consideração, quais as oportunidades para o 13° Salário?

É fato que essa época favorece o consumo e o descontrole de gastos, e por isso, a construção de um bom planejamento financeiro é importantíssima para esse período – assim como para o restante do ano.

Para os trabalhadores, aposentados e pensionistas que recebem o décimo terceiro, essa época é ainda melhor.

Acima de tudo oportunidade de um rendimento a mais traz consigo algumas possibilidades, como uma ajuda para quitar as dívidas e colocar as contas em dia, criar uma reserva de emergência ou até mesmo iniciar na área de investimentos.

Mas afinal, quais as oportunidades para o 13° salário?

Essa remuneração extra no fim do ano é aguardada ansiosamente pelo trabalhador, já que este direito está garantido pelas leis que regulamentam as relações entre empregado e empregador.

O pagamento desse benefício é realizado, na maioria dos casos, em duas parcelas: a 1ª deve acontecer até o último dia do mês de novembro e a 2ª até o dia 20 de dezembro.

Tendo como objetivo um bom planejamento financeiro, deve-se contemplar:

1° Colocar suas contas em dia e fazer uma reserva de emergência

Se manter estabilidade e equilíbrio na vida financeira são suas preocupações, o primeiro passo para esse objetivo é evitar dívidas.

Bem como, usar o 13º salário para quitar contas que estão atrasadas é uma boa opção.

 Assim como quitar dívidas já existentes, você deve se preocupar também com as contas que estão por vir, para evitar aquele ciclo vicioso de deixar uma conta em aberto para pagar outra.

Uma boa opção por exemplo, é levar em consideração contas que chegam em janeiro, no início do ano seguinte.

Geralmente, parcelas de IPTU e IPVA começam a ser cobradas já nesse período, além de outros gastos significativos como material escolar, matrículas em faculdades, seguros de veículos e imóveis.

 Contemple o que você deve pagar e deixe reservado um valor para esses pagamentos.

2° Investimentos e a poupança

Já se você não se enquadra no primeiro caso, ou mesmo pagando algumas contas ainda deseja usar parte do dinheiro extra para gerar mais renda, o ramo de investimentos é um caminho a se pensar.

Ao pensar em investir, muitos planejam colocar seu dinheiro na poupança, seja pela segurança ou facilidade de abertura de uma conta.

Mas sabia que para investimentos esta não é a melhor opção?

O baixo valor de rendimento da poupança em comparação com outros investimentos, sejam estes na renda fixa ou renda variável, faz com que a poupança não seja uma opção realmente viável.

Alguns exemplos melhores que a poupança para aplicar seu 13º e garantir melhores resultados são:

  • Tesouro Direto – Renda Fixa

Funciona como um empréstimo para o Governo Federal, que utiliza o recurso para melhorar a infraestrutura do país.

É considerado um investimento seguro e simples, sendo uma ótima possibilidade para aqueles que não querem se arriscar tanto.

  • CDB – Renda Fixa

Funciona de forma parecida com o Tesouro Direto, mas dessa vez quem fica responsável por estes títulos são instituições bancárias.

Além de ser melhor que a poupança, o seu investimento ainda é segurado pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

  • Bolsa de Valores – Renda Variável

Investindo na Bolsa de Valores você encontra tanto ações de renda fixa como de renda variável, servindo para aqueles que desejam se arriscar um pouco mais, mas ainda deseja suavizar esses riscos e aumentar as chances de sucesso.

  • Day Trade – Renda Variável

Caracterizam-se por operações que começam e encerram no mesmo pregão, sendo que muitas delas chegam a durar apenas alguns minutos.

É uma opção arriscada, que pode gerar lucros significativos de maneira rápida, mas que exigem estudo e paciência para não sair no prejuízo.

As opções para utilização do décimo terceiro salário são muitas, mas o mais importante é o planejamento financeiro adequado, visando não só sua situação atual como também o planejamento futuro.

 Se você deseja conhecer mais sobre investimentos, equilíbrio financeiro e planejamento, recomendamos o pessoal da Atitude Investidora.

Possui materiais de qualidade, além de materiais gratuitos, para aqueles que desejam a capacidade de conquistar liberdade e prosperidade financeira.

Por fim, o que você está pensando em fazer com o seu décimo terceiro? Conta para a gente !!!

Para dúvidas, nos colocamos a disposição, entre em contato (12)3933-3030, estamos também nas redes sociais  instagramlinkeding facebook.

Frase da semana: “O valor de uma ideia está na sua utilidade.” Thomas Edison

Colaboração Lucas Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *