Com o tempo passando e tudo se modernizando, é muito difícil ver o cheque circulando, isso nos faz questionarmos;”Está chegando o fim do uso do cheque?”
Essa e outras perguntas relacionadas respondemos no blog de hoje. Fique atento ao que vem a seguir.
O cheque não existirá mais?
“Quer pagar como?” “Qual a forma de pagamento?”
Ouvimos essas e outras perguntas relacionadas a uma determinada compra ou serviços que adquirimos, sejam eles em estabelecimentos físicos ou em E-commerce, porém, a resposta que menos dizemos é: ”com cheque! “.
Contudo a resolução é que o uso dos cheques pelos consumidores em suas compras está sendo extinto.
Ou seja, é mais um papel que está ficando no passado. Segundo uma matéria publicada no site da Febraban, o uso do cheque vem sofrendo queda desde 1995, e a redução chega em 94 % desde então.
Em seguida, se considerarmos essa proporção de queda de 7,3% somente em 2022 comparado com 2021, e seguirmos essa linha de raciocínio, será que até o final de 2024 não teremos mais essa modalidade de pagamento?
Bem, por mim tudo bem, e para você? Contudo, a Febraban não tem previsão de quando a utilização do cheque será descontinuada.
Por que o uso está se extinguindo?
Eventualmente essa queda tem uma explicação e é bem simples, você saberia nos dizer? Não? Então vou te mostrar algumas delas:
- Mobile banking;
- PIX;
- internet;
- cartão virtual
Esses e outros, são uma das modalidades que aderimos e que refletiu diretamente ao uso do cheque.
E convenhamos, graças a inovação e tecnologia envolvida podemos dizer que ganhamos segurança e mais agilidade em nossas compras.
De acordo com um dado estatístico informado no site Febraban, “atualmente, sete em cada dez transações bancárias no país são feitas pelos canais digitais (internet e mobile banking), reflexo da comodidade”.
Mas, com toda essa queda, o uso do cheque “ainda” não foi abolido pelos brasileiros e continua sendo um dos meios utilizados em transações financeiras de maior valor.
Veja isso no vídeo que separamos para vocês:
A Federação Brasileira de Bancos nos mostra em um levantamento que o valor médio do cheque aumentou em 2021 para 2022- passou de R$ 3.046,52 para R$ 3.257,88.
Enquanto o PIX é utilizado em sua maior parte para valores inferiores, desse modo, os consumidores adotaram o PIX desde sua criação ao longo de dois anos como a forma de pagamento “queridinha”, rápida e segura.
Então, Quer pagar como?
Gostou do nosso blog dessa semana? Fique ligado em nossas redes sociais, lá você estará por dentro de tudo que postamos aqui no blog.
Redes sociais: instagram, linkeding e facebook
Frase da semana: “Uma mudança deixa sempre patamares para uma nova mudança.” (Maquiavel).
Colaboração: Tatiana Moreira.
Fontes: Febraban e Tecnoblog.