A integração de funcionários é um processo importante para que o novo integrante da equipe sinta-se acolhido pela empresa. Pois sabemos que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?
Pensando nisso criamos essa matéria para facilitar as empresa no desenvolvimento desse processo.
O que é a integração?
A integração nada mais é do que a apresentação da empresa para o funcionário, é na integração que deve ser apresentado a missão, valores e visão da empresa.
Além disso aqui também que deve ficar claro para o novo funcionário o que a empresa espera do seu desenvolvimento, isso ajudará o colaborador exercer o seu trabalho de forma eficaz. Uma dica importante é que a empresa possua um manual de Boas Vindas, nele pode conter:
- Mensagens de boas vindas, exemplo; “Seja muito bem vindo a nossa equipe e que possamos construir uma grande história. Temos certeza que você tem muito a nos acrescentar.”
- Normas e Politicas: Utilização adequada do uniforme, crachá, equipamento de EPI’s, horários, celular, uso adequado dos equipamentos eletrônicos e cuidados com os bens da empresa;
- Objetivos da empresa;
- Direitos e Deveres;
- Conte a História da empresa;
- O que a empresa espera desse funcionário;
- Quais os canais de comunicação existentes
Para se ter uma integração mais assertiva e bem sucedida utilize o onboarding em sua empresa, ele ajudará nessa fase de adaptação do funcionários com a equipe e o ambiente de trabalho.
Crie conexão com o novo funcionário, todos da equipe devem estar preparados para recebê-lo. Assim o funcionário irá se adaptar mais rapidamente.
Vale lembrar que essa prática é importantíssimo, pois influência em vários pontos estratégicos que vão garantir a satisfação do novo empregado com o seu trabalho, evitando problemas futuros.
O que tratar na Integração?
O processo de seleção de um candidato às vezes leva tempo e algumas informações se perdem e por isso, é importante ter um Termo de proposta de Trabalho.
Nos Estados Unidos ele é muito utilizado, já no Brasil, nem tanto, mas ele serve para formalizar e deixar clara todas as condições de trabalho tratadas no recrutamento.
Todavia há também o Contrato de Confidencialidade, onde para cargos que possuem acesso à informações confidenciais da empresa, pode gerar um risco futuro, caso esse funcionário vá trabalhar no seu concorrente.
O termo de Anuência de Documentos é outro item importante.
A empresa possui documentos padrão, como manuais de processos, código de conduta interna e se tornam importante a sua leitura logo no início da integração para que o funcionário conheça as políticas da empresa.
Quais benefícios a empresa tem com a integração de funcionários?
São muitos! Com o processo adequado, haverá uma adaptação natural e o funcionário se sentirá acolhido e pronto para se desenvolver profissionalmente.
Essas ações gera retenção de talentos, criação de um ambiente agradável e produtivo, aumentando assim a produtividade da equipe.
O engajamento da equipe se torna natural, evitando ruídos de informações e assim, cria um time que podem atuar juntos.
Gostou? Conte pra gente como você gostaria de ser recebido no seu primeiro dia de trabalho?
Nos siga nas redes sociais instagram, linkeding e facebook.
Ou entre em contato (12)3933-3030.
Colaboração Evelin Araújo.