Umas das competências mais solicitadas nos tempos atuais, em qualquer ramo, segundo uma pesquisa feita pelo LinkedIn e publicada no Global Talent Report é a Inteligência emocional e colaboração no trabalho.
É certo que habilidades técnicas são mais fáceis de se ensinar e aprimorar.
Contudo, já a questão do controle emocional e comportamento são os itens que levam à demissão de colaboradores com alto nível técnico.
Clima organizacional
O clima organizacional está relacionado com a forma como os profissionais estão satisfeitos com a organização em relação a vários aspectos, sendo de grande importância para a inteligência emocional e colaboração no trabalho.
É levado em conta as políticas de RH, gestão, valores e missão da empresa, bem como a comunicação interna e entre outros.
Ou seja a Inteligência Emocional tem impacto direto no clima organizacional, o que pode refletir, consequentemente, na cultura e desempenho da equipe.
Afinal, a Inteligência Emocional consiste em identificar, analisar e influenciar tantos os próprios sentimentos como dos demais a sua volta.
Então, a pessoa que consegue ter maior domínio da Inteligência Emocional pode contribuir para uma melhora ou também para a piora do clima organizacional.
Aspectos da inteligência emocional
Por exemplo, podemos citar 4 principais pontos que sustentam a Inteligência Emocional, que pode ser trabalhada e desenvolvida:
1 – Identificar os sentimentos e emoções a partir de gestos, falas, expressões e outras linguagens não verbais;
2 – Usar das emoções para passar as mensagens desejadas, de forma clara e simples;
3 – Entender as variações de emoções e seus impactos;
4 – Manter o controle da situação, administrando as emoções e direcionando as conversas para o objetivo desejado.
Colaboração entre equipe e resultado otimizado
Trabalhar tanto a Inteligência Emocional como buscar um melhor clima organizacional tem reflexos muito positivos dentro da organização.
Sobretudo colaboradores engajados geram muito mais resultados para as empresas, vemos isso em um estudo que aponta que os líderes inteligentes emocionalmente podem aumentar a produtividade de sua equipe em mais de 30%.
Dicas
Para melhorar sua Inteligência Emocional no trabalho temos algumas dicas importantes:
1 – Faça uma reflexão e trabalhe sua autoconsciência;
2 – Conheça suas emoções e identifique as emoções negativas, pense em como poderá controlá-las, lembre-se, não é que você não deve sentir essas emoções, mas saber como agir durante esse sentimento é o segredo;
3 – Liste quais as emoções são melhores em um ambiente de trabalho e seja estratégico;
4 – Procure ter empatia, tente se colocar no lugar das outras pessoas;
5 – Escute, muitas vezes as respostas estão apenas em saber ouvir o outro lado;
6 – Trabalhe sua capacidade de persuasão – isso diz respeito a saber usar os argumentos certos com pessoas diferentes para conseguir um resultado que seja bom para ambos;
7 – Melhore sua comunicação – ela é sua principal ferramenta para um ambiente de trabalho conjunto.
Para saber mais a respeito dessa importante competência recomendamos esse artigo: https://www.poderdaescuta.com/inteligencia-emocional-no-trabalho/
Enfim, esse foi nosso blog de hoje, o que você achou? Nos conte nos comentários.
Você consegue nos encontrar também nas redes sociais instagram, linkeding e facebook.
Colaboração Lucimara Rocha.