Tempo x Burocracia

Você já parou para pensar o quanto gasta do seu dia, do seu cérebro, da sua energia diária executando tarefas repetitivas? Ou já colocou na balança a sua prioridade:Tempo x Burocracia?

As vezes, nem percebemos que determinadas atividades se repetem desde a sua origem.

Várias pessoas refazendo a mesma tarefa, sendo que isso poderia ser diferente…

Mas como?

Com muita tecnologia nos processos e procedimentos adotados, conseguimos estreitar esse tempo e sermos mais produtivos, e melhor: com baixo custo.

A Contabilidade é prova disso, porque vem se automatizando a cada dia.

Quer saber mais?

Vem com a gente nesse Blog! Tempo x Burocracia

A automatização Contábil e as Empresas

É sabido que a contabilidade iniciou no Brasil na época colonial, mas foi através do Decreto-Lei nº 9.295 de 27 de maio de 1946, que foram criados os Conselhos Federais e regionais de Contabilidade no país.

Primeiramente o Contador era chamado de Guarda-Livros, incumbido de elaborar contratos e distratos, controlar entrada e saída dinheiro, cuidar de pagamentos e recebimentos, criar correspondências e fazer toda escrituração mercantil.

Ainda mais, também era exigido que se tivesse boa caligrafia e domínio de algumas línguas.

Pelo nome e as exigências para o cargo, logo se via que o referido profissional passava o dia envolto a papéis e burocracia intensa.

Mas, muito tempo se levou para que os processos, antes executados manualmente, fossem aos poucos automatizados.

Haja visto que com o uso da tecnologia e automação dos processos, a contabilidade sofreu uma disruptura, que data da publicação do Livro “O Dilema da Inovação” de Clayton M. Christensen (1952-2020) em 1997.

A crescente modernização dos processos dentro de uma empresa, melhorou muito para os empresários de todos os ramos.

As informações nascidas na empresa, que antes refeitas na contabilidade, passaram a ter vinculação e integração através de softwares de gestão.

Desta forma, houve ganho de qualidade e agilidade, pois estava sendo otimizado o chamado Custo Brasil.

Como já foi dito pelo advogado Kiyoshi Harada:

“A burocracia incontida e os males do individualismo são, sem dúvida alguma, causas que impedem o desenvolvimento socioeconômico do País”.

Como minimizar a burocracia nas empresas?

O chamado Custo Brasil, que nada mais é a expressão usada para se referir a um conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas e econômicas que atrapalham o crescimento do país.

Elas influenciam negativamente o ambiente de negócios, encarecem os preços dos produtos nacionais e custos de logística, comprometem investimentos e contribuem para uma excessiva carga tributária.

 A estimativa é que o Custo Brasil retire R$ 1,5 trilhão por ano das empresas instaladas no país, representando 20,5% do Produto Interno Bruto (PIB). 

Por isso, é importante reduzir o Custo Brasil, contribuindo desde o seu pequeno negócio, bem como em nosso convívio pessoal.

Otimizar o custo

Para que haja uma otimização desse custo, algumas ações devem ser tomadas na sua empresa:

  • Organize os processos de sua empresa, é muito importante identificar os gargalos para se otimizar e definir o fluxo das atividades. Utilizar o método PDCA, onde você consegue percorrer um circuito de atividades, é um bom começo;
  • Digitalização de Documentos e Processos, tenha em mente que os documentos já devem nascer digitais, pois a administração, armazenamento e controle de documentos físicos, é um processo dispendioso;
  • Ter um Contador de confiança, a terceirização de atividades burocráticas específicas, faz com que você e sua equipe ganhem tempo e possam focar no seu negócio.

É importante verificar se a contabilidade utiliza de recursos tecnológicos para agilidade no atendimento e segurança das informações;

  • Sendo o nascimento das informações na empresa, a contabilidade fará a análise e o devido tratamento legislativo, ao invés de ter de ficar debruçados em pilhas de papéis;
  • Cumprimento de Prazos: o cumprimento de prazos é um item muito importante em uma empresa, isso porque, quando se perde prazos, seja para qualquer tarefa proposta, gera-se um retrabalho.

Contudo, além de causar transtornos, gera também custos adicionais e perda de tempo. Recomenda-se que a empresa programe sua agenda tributária e financeira a fim de evitar-se pagamentos indevidos ou penalidades;

  • Proatividade do Empresário, mesmo a empresa contando com uma assessoria contábil, é importante que o empresário tenha uma postura proativa em relação a documentos e demais assuntos da sua empresa.

Com tudo organizado, o empresário poderá detectar a falta de algum documento ou até se deixou de receber por algum motivo. Essa postura é importante em caso de haver alguma falha nos processos, e com organização, pode-se tomar as medidas dentro dos prazos estabelecidos.

Ganhos na adoção de processos e tecnologias

Gasta-se muito tempo refazendo trabalhos, tratando informações que poderiam ser otimizadas desde o seu nascimento.

Por isso, é importante que você, Empresário, tenha consciência disso, pois seu tempo é precioso e sua hora custa caro!

A adoção de práticas que contribuem para a integração dos processos, a digitalização de documentos, diminuem muito a burocracia e também ajuda ao meio ambiente.

Haja visto que muitos investidores já levam em consideração se a empresa adota a ESG.

Portanto, não fique de fora dessas tendências, debruçado em cima de papéis, correndo atrás de documentos e repetindo tarefas, coloque na balança suas prioridades seu Tempo x Burocracia.

Seja um Empresário atualizado e de olho no futuro, com novas atitudes e tendências.

Não deixe de visitar nosso Blog sobre Metaverso, a tecnologia do futuro!

A Integra Vale possui várias ferramentas tecnológicas para atender a sua empresa. Entre em  contato ((12)3933-3030) para nos conhecer!! Estamos prontos para te atender.

Redes sociais: instagramlinkeding facebook.

Frase da semana: “Perder tempo em aprender coisas que não interessam priva-nos de descobrir coisas interessantes.” (Carlos Drummond de Andrade)

Colaboração Gislene Santos

Fontes: DiáriodoAço, Wikipedia e Portal da Indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *