Mais um ano se encerrando e está chegando a hora de avaliar as decisões tomadas pela sua empresa, em outras palavras, definir seu Planejamento tributário.
Será que o Regime que minha empresa se encontra é o mais vantajoso para o meu ramo de atividade?
No blog de hoje iremos ressaltar esse assunto de extrema importância.
O que é?
Sobretudo, o planejamento tributário visa diminuir o pagamento de tributos.
Entretanto o contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da melhor forma que puder e de recorrer aos seus procedimentos preferidos, autorizados ou não proibidos pela lei, mesmo quando este comportamento pode prejudicá-lo, procurando a diminuição dos custos e dos impostos.
Qual o objetivo?
O principal objetivo é a economia legal do dinheiro para entregar ao governo.
Com a globalização da economia, tornou-se imprescindível a administração correta do ônus tributários, pois vale ressaltar que os tributos representam grande parcela dos custos das empresas.
Quais são as possibilidades tributárias?
Há três tipos de regimes de tributação que podem ser adotados pelas empresas: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Esses regimes determinam qual será a forma de apuração, ou seja, qual o sistema e os prazos a empresa deverá seguir, e ainda define qual alíquota será aplicável e quais os tributos deverão ser pagos.
Tendo em vista que podem ocorrer a não-incidência ou a isenção, outro ponto importante dos regimes é a alíquota que será aplicada, ou melhor dizendo, o percentual com que um tributo incide sobre o valor a ser tributado.
Como se planejar para as possibilidades?
Contudo a alteração de regime de tributação só pode ser realizada no início de cada ano fiscal, dentro dos prazos divulgados pela Receita Federal geralmente, até o fim de janeiro.
Portanto, a empresa deve solicitar ao contador um planejamento tributário estipulando dentro do prazo para mudança de regime, pois após o final do mesmo não será possível fazer a alteração.
Vantagens de fazer um planejamento tributário estruturado
- Diminui os custos;
- Favorece o aproveitamento dos créditos fiscais;
- Ajuda a simplificar a contabilidade;
- Contribui para aumentar a regularidade fiscal;
- Amplia a competitividade do empreendimento.
Agora é com você!
Ficou interessado?
Entre em contato (12)3933-3030 com a Integra Vale, para que possamos mostrar as possibilidades mais vantajosas dentro da conformidade fiscal para o seu negócio.
Redes sociais: instagram, linkeding e facebook.
Frase da semana: “O que vale no ser humano é a sua capacidade de insatisfação.” (José Ortega y Gasset)
Colaboração: Ana Julia Mendes
Fontes:
http://www.portaltributario.com.br/artigos/planejamento.htm